Infográfico: Tudo o que você precisa saber antes de criar o seu!

Nossa mente é especialista em captar melhor aquilo que é visto em forma de elemento visual. Isso porque as imagens têm um grande peso e significado para o nosso cérebro e, além disso,  são compreendidas mais facilmente. É exatamente aqui que entram os infográficos. Você sabe o que são e como fazer um infográfico para se comunicar melhor com o seu público?

infográfico

Tema que tem conquistado destaque graças aos índices de procura por este tipo de conteúdo – já que nos últimos anos o Google constatou um aumento de 800% nas pesquisas por estes materiais – se você procura uma estratégia para engajar melhor o seu público, o infográfico pode ser a resposta, a solução para atrair mais leads e relacionar-se melhor com seus clientes.

Sendo assim, veja neste artigo o que é infográfico, quais os tipos mais comuns, por que criar um para otimizar sua estratégia de conteúdo e quais os passos necessários para uma criação mais assertiva. Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto!

O que é infográfico?

Primeiramente, apesar de você já ter em mente uma resposta para esta pergunta, faz-se necessário definir com mais precisão o que é um infográfico. Basicamente, infográficos são formatos de conteúdos que se utilizam de elementos visuais para transmitir uma informação ao leitor em menor tempo do que em um texto convencional.

Eles costumam ser verdadeiros compilados de informações, repletos de dados e de muitos números que crie seu infografico bannerajudam a agilizar a compreensão de um conteúdo. Seu sucesso se deve ao fato de que este tipo de material é compartilhado mais facilmente pelos leitores do que os textos.

Em média, um infográfico é compartilhado três vezes mais do que o conteúdo comum.

Uma vez que 80% das mensagens gravadas na mente humana são aquelas que foram vistas, 20% as lidas e apenas 10% as ouvidas, o infográfico é disparado a melhor opção para usar,  a fim de engajar o seu público e se fazer notar na internet!

15 Tipos mais comuns de infográficos

E, para quem pensa que os infográficos são todos iguais, este é um engano! Existem vários tipos e formatos completamente diferenciados quando o assunto é usar-se de elementos visuais para transmitir uma ideia, um projeto ou até mesmo fazer uma venda. Confira:

1. Animado

Com elementos móveis para facilitar o entendimento do conteúdo, esses infográficos estão cada vez mais comuns e geralmente circulam em formato GIF. A alta relevância desse tipo de infográfico se deve graças a possibilidade de dar foco a certas partes do conteúdo, bem como fazer setas e outras imagens aparecerem e, posteriormente, sumirem.

2. Analítico

Dados e números, por sua vez, requerem um infográfico mais específico do tipo analítico. Como o próprio nome sugere, este deve ser um material memorável para apresentar gráficos e estatísticas tornando a compreensão mais fácil e também rápida.

3. Artigo visual

Se é importante usar elementos visuais para tornar a leitura mais interessante, evidentemente o artigo visual é um bom exemplo de como fazer isso. Basicamente, as imagens têm a função de auxiliar a leitura ao quebrar a sua parte monótona.

4. Como fazer

infográfico passo a passo como fazer exemplo

O próprio nome já lhe permite deduzir sobre o que é este infográfico, certo? Ele indica exatamente o passo a passo a ser feito a partir de imagens e dicas que facilitam, por exemplo, desde a execução de uma receita até mesmo a implantação de um sistema!

5. Emocional

Que tal relembrar uma trajetória de sucesso usando um infográfico emocional? Eles são ótimos para gerar valor para a sua marca e aproximam o seu cliente de sua história!

6. Estático

O mais comum na internet, oposto ao tipo animado, é frequentemente usado em mídias impressas como revistas e jornais para uma comunicação mais visual. A fim de não confundir o leitor, o principal cuidado neste infográfico é o de alinhar os elementos para diminuir as chances de qualquer tipo de confusão por parte do leitor.

7. Fluxograma

Infográfico fluxograma exemplo

Infográfico fluxograma exemplo

Didática sem igual quando você precisa tratar de um assunto cujas decisões do outro influenciam no caminho a ser seguido, o fluxograma é um tipo de infográfico bastante útil.

8. Hierárquico

Quando as informações precisam ser passadas em níveis a escolha mais ideal é pelo tipo hierárquico. Os dados e assuntos abordados devem sempre ter foco no nível de relevância.

9. Interativo

O mais complexo de todos os tipos de infográficos mencionados aqui, o formato interativo tem animações e também vários tipos de programação que garantem a continuidade do contato entre conteúdo e leitor. Desta forma, o destinatário pode interagir a fim de tornar a experiência ainda mais marcante e inesquecível.

10. Imagem

Sabe aquele velho ditado que diz que uma imagem vale mais do que mil palavras? O modelo de infográfico conhecido simplesmente como “imagem” acredita nisso. Nele todo o conteúdo é passado única e exclusivamente por fotos.

11. Linha do tempo

infográfico linha do tempo exemplo

Infográfico linha do tempo exemplo

Infográfico frequentemente utilizado quando se espera fazer um comparativo do tempo, ou ainda demonstrar como algo evoluiu com o passar dos anos. Ele pode ser usado nos mais diferentes contextos como, por exemplo, para falar sobre a evolução do marketing de conteúdo.

12. Lista

Modelo que pode ser aplicado em casos de sustentação de argumentos, para elencar novidades ou simplesmente trazer informações úteis sobre determinado assunto.

13. Mapas

infográfico mapa exemplo

Infográfico mapa exemplo

Formato usado quando a geografia importa ou influencia diretamente nas informações. É usado para falar sobre cultura, tradições e características dos lugares.

14. Único

É o tipo de infográfico mais usado para compartilhamento em redes sociais. Costuma ser breve e ter poucos elementos. Focado neste item praticamente exclusivo, é um modelo de destaque por atrair a atenção dos leitores mais facilmente no ambiente virtual.

15. Versus

Para os temas em que se espera comparar dois elementos, o infográfico do tipo versus é o melhor, pois exibe com clareza quais são os pontos favoráveis e contrários de cada uma das partes apresentadas.

[Infográfico] Por que criar um infográfico em sua estratégia de conteúdo?

Ainda em dúvida sobre por que é importante usar o infográfico como meio de se comunicar com o seu público? Confira a seguir algumas estatísticas que reafirmam o quanto essa é uma excelente estratégia:

Por que criar infográficos

Baixe esse infográfico em alta resolução, clicando aqui!

O que avaliar na hora de montar um infográfico?

Agora que você já sabe o quanto é importante usar os infográficos para se comunicar com o seu público, é crie seu infografico bannerprovável que queira entender um pouco mais sobre o processo de criação deste tipo de conteúdo. Talvez o primeiro ponto que você precisa saber é que o infográfico requer mais tempo de planejamento e trabalho do que um texto.

Afinal, além de ter todo o conteúdo, o infográfico precisa ainda preocupar-se com toda a parte visual. É necessário que o conteúdo seja atrativo, nada cansativo e, ao mesmo tempo, verdadeiro, ou seja, deve passar informações com significado e importância ao leitor.

Veja a seguir quais são os pontos considerados como chave para a criação de um infográfico:

1 Pauta

O primeiro passo na construção do infográfico é determinar sua pauta. Qual será o tema? Quais as informações a serem passadas e quais as palavras-chaves que serão utilizadas no seu conteúdo para aproveitar os temas mais buscados pela sua audiência?

2 Público

Também é importante definir exatamente qual será o seu público, ou seja, quem se interessará pelo tema abordado no infográfico? Quais as particularidades desse público?

3 Objetivo

Qual a sua pretensão a partir da construção do infográfico? Você pretende usá-lo como isca na geração de leads? Pretende que o seu conteúdo gere vendas ou que simplesmente ensine o seu leitor sobre determinado tema, ou ainda gerar interações?

4 Modelo

Você já viu neste artigo que existem inúmeros modelos de infográficos. Mas, será que já sabe dizer qual deles é o mais indicado para o seu projeto? Que tal checar algumas inspirações a fim de saber qual o formato mais utilizado?

5 Pesquisa

Para valer, o infográfico deve estar repleto de informações verdadeiras e pertinentes ao tema, por isso a fase de pesquisa é, talvez, a mais importante de todas. Sem dados reais seu infográfico não terá credibilidade.

6 Esboço

Depois de passar satisfatoriamente por todas as etapas anteriores, é chegada a hora de fazer um esboço do seu infográfico. Nesse esboço você encaixará todas as informações obtidas na pesquisa e até mesmo eliminará algumas.

7 Produção e divulgação

Enfim, é hora de produzir tanto o conteúdo quanto os elementos visuais que irão compor seu infográfico. Tudo deve se encaixar perfeitamente. Reveja várias vezes e, quando julgar estar tudo certo, tal como planejado, comece a trabalhar na divulgação do seu infográfico.

Ferramentas para criar um infográfico

A criação de um infográfico não é um “bicho de sete cabeças”, apesar de não ser também algo tão simples. Para que tudo saia perfeito e as informações façam sentido é necessário contar com algumas ferramentas que hoje já estão disponíveis tanto gratuitamente quanto pagas para tal desenvolvimento.

Quer saber como fazer um infográfico para usar este formato de conteúdo a favor do seu negócio? A seguir estão listadas algumas ferramentas que poderão lhe ajudar neste objetivo, veja:

Canva

Uma das ferramentas mais usadas hoje em dia para o desenvolvimento de infográficos e outros elementos visuais, o Canva é um site que pode ser acessado gratuitamente, apesar de que para ter acesso a recursos mais profissionais é necessário realizar um pagamento.

A grande vantagem dessa ferramenta é que ela dispõe de modelos prontos e costuma ser bastante simples. A desvantagem é que a maior parte dos elementos mais legais são pagos, o que torna o seu infográfico simples demais caso não queira investir financeiramente.

Piktochart

Por sua vez, o Piktochart é uma ferramenta que oferece 11 modelos para quem quer saber como montar um infográfico. Esses templates podem ser personalizados conforme as suas necessidades e particularidades de seu conteúdo.

Para sair do básico, entretanto, é necessário ser PRO na ferramenta, ou seja, é preciso investir.

Visme

Entre as ferramentas online para fazer um infográfico, também vale mencionar o Visme. Semelhante aos sites anteriormente citados, a ferramenta disponibiliza modelos para que você organize conforme a estrutura pretendida e planejada.

Em comparação com os demais é importante destacar que o Visme dispõe de uma grande variedade de fontes. Além disso, possui um maior banco de imagens – daquelas semelhantes a ícones – o que torna o infográfico ainda mais didático.

Qual a melhor? Apenas testando e sabendo exatamente qual é a sua necessidade será possível responder essa questão. Aliás, para criar infográficos é preciso muito empenho e dedicação para que o conteúdo fique tão bom quanto planejado. Você realmente sabe fazer isso?

Infográfico online x serviço profissional: O que escolher para ter mais resultado?

É claro que depois de aprender tudo isso sobre como criar infográficos você está pensando “Será que eu sei fazer tudo isso sozinho?” Pois bem, se concluiu que não sabe, ou simplesmente está na dúvida sobre o que compensa mais, vale a pena ressaltar alguns dos porquês de escolher o serviço profissional na hora de fazer o infográfico para o seu negócio.

Tempo de produção

Primeiramente, ao contratar um serviço profissional para desenvolver seu infográfico, você não terá preocupações no que se refere ao tempo gasto para a produção. Apesar de a sua participação ser imprescindível nessa criação, você não terá que fazer tudo sozinho!

Seu tempo poderá ser redirecionado para outras áreas do negócio que precisam mais de você, do seu empenho e trabalho. Ainda assim, o infográfico será produzido exatamente como o planejado, ou até mesmo melhor!

Pesquisa completa

Ao contratar um serviço profissional em desenvolvimento de infográficos você terá um suporte que realizará a pesquisa completa sobre o assunto. Todos os mais relevantes e importantes dados constarão em sua pesquisa e seu conteúdo será ainda mais completo.

Conteúdo e design únicos

Por fim, ao escolher o serviço profissional você tem certeza de que apenas o seu negócio terá aquele infográfico. Personalizado, exclusivo e único, diferente das ferramentas online em que muitas empresas podem utilizar-se de um mesmo modelo, com esta contratação você não corre o risco de ver seu concorrente com o mesmo projeto. Além disso, tanto conteúdo quanto design são condizentes com a sua marca e com o seu público sempre.

Aproveite para conhecer mais sobre a nossa criação de infográficos e tire suas dúvidas sobre a qualidade deste trabalho exclusivo para a sua marca!

Infográfico na geração de leads

Os infográficos são excelentes formatos para disseminar conteúdos. Mas, você sabia também que eles são ótimos para quem pretende trabalhar com a geração de leads? Com muito mais engajamento e um número maior de visualizações do que os textos, estima-se que os infográficos contribuam com um aumento de 12% no tráfego do site!

Qual o seu objetivo ao criar um infográfico? É gerar novos leads para o seu negócio? Se a resposta for sim, evidentemente esta é a estratégia certa em que investir!

O infográfico demonstra para o seu potencial lead que você é uma referência no assunto em questão. Ao ajudá-lo, através da criação e disponibilização do infográfico, ele se sente mais convencido a integrar sua lista para receber Newsletters.

Outro ponto importante é que o infográfico ajuda na qualificação desse lead. Quando o lead passa pelo processo de conversão em um material desses, você consegue segmentá-lo melhor dentro da sua lista de contatos. As chances de vendas e contratações no futuro são muito maiores dessa forma.

Agora que você sabe absolutamente tudo o que precisava sobre como criar infográfico e qual a importância deles na geração de leads, aproveite para participar da minha Lista VIP com conteúdos exclusivos sobre o assunto.

Junte-se a mais de 560 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

César Ribeiro

Avatar

César Ribeiro é o CEO do RedatorOnLine.net e consultor de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Atua com marketing digital e marketing de conteúdo há mais 8 anos. Autor, empreendedor e apaixonado pela internet.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *