Marketing de conteúdo funciona: Infográfico + 7 Provas Concretas!

O marketing de conteúdo funciona? Se você tem ou pretende desenvolver algum tipo de empreendimento na internet, provavelmente já se questionou sobre isso. Afinal, tanto se fala sobre essa estratégia que nada mais natural do que querer saber se realmente ela é eficaz.

marketing de conteúdo funciona

Nos próximos parágrafos, vou apresentar alguns números relevantes sobre esse assunto que deixarão claro tudo o que você pode estar perdendo se não estiver investindo nesse recurso. E então, você vai entender como e porque o marketing de conteúdo funciona. Vamos lá!

7 provas que o marketing de conteúdo funciona

Nos últimos anos, as estratégias envolvendo o marketing de conteúdo têm ganhado mais e mais espaço. De um lado, há os avanços da tecnologia e a mudança de comportamento do consumidor. Do outro, as empresas que precisam se adequar para não perder espaço.

Acompanhe comigo alguns números muito importantes sobre esse tema!

1. Maior controle sobre os números da sua estratégia

Dentre as empresas que adotam o marketing de conteúdo 58,8% delas têm o conhecimento do número real de visitantes de seus canais. Essa informação é fundamental, pois mostra que aquilo que está sendo feito tem trazido resultados sólidos e reais.

E tem mais, 43% das empresas que adotam o marketing de conteúdo conhecem quantos leads são gerados mensalmente. Esse conhecimento é um fator chave para o desenvolvimento de novas ações de marketing e para o sucesso do negócio.

2. Mais leads

Para que qualquer estratégia funcione o conteúdo é fundamental. Quando sua marca tem isso ela consegue engajar melhor os visitantes e, como consequência, haverá mais leads. Mais especificamente 3,7 vezes mais leads comparado a quem não produz conteúdo em sua estratégia digital.

E a tendência é que a medida que os leads aumentem o marketing de conteúdo também seja aplicado no processo de nutrição. Segundo a Forrester Research, quando a empresa utiliza o conteúdo na nutrição de leads ela consegue vender 50% mais e com um custo de até 33% menor.

E isso não é tudo, pois quando você utiliza o marketing de conteúdo para trabalhar seus leads eles apresentam uma taxa de fechamento de negócios de 14,6%.

Está achando pouca coisa? Mas não é, pois quando comparamos essa taxa com os métodos tradicionais, vamos perceber que nesse último caso ela quase não ultrapassa 1,7%, como mostrou um levantamento feito pela empresa Hubspot.

banner conteúdo estratégico

3. Clientes buscam por conteúdo

Segundo a Content Trends, 98% das pessoas com acesso à internet consomem conteúdo online.

Já a Demand Gen Report identificou que 95% dos consumidores optam por soluções que são oferecidas por empresas que disponibilizam conteúdo abrangente e que auxilia em cada fase do funil de vendas.

Dentre os compradores, 85% visualiza, em média, cinco conteúdos criados pela empresa da qual pretendem escolher o serviço ou produto, de acordo com levantamento da Forrester.

Isso significa que o número de usuários de redes sociais, blogs, sites e plataformas digitais tende a aumentar significativamente graças ao conteúdo produzido, ou melhor, a sua qualidade. Não se esqueça disso!

Veja bem, nos últimos dois anos, o número de usuários que consomem conteúdo via Facebook cresceu 57%, como foi verificado em um estudo feito pela Hubspot em 2016.

Posts de redes sociais são o formato preferido para o consumo de conteúdo para 72% das pessoas, segundo uma pesquisa promovida pela Content Trends, 2017. Agora, sabendo disso e tendo acesso a todas essas pesquisas, ainda é possível desconsiderar o conteúdo que colocamos nas redes sociais? Claro que não!

Também vale citar a pesquisa feita pela Dragon Search Marketing que apontou que 61% dos consumidores tomam suas decisões baseadas no conteúdo ao qual estão tendo acesso e a utilidade dele.

4. Mais visitas

As estatísticas de marketing de conteúdo deixam claro que uma estratégia bem planejada influencia significativamente no posicionamento do site. Os resultados orgânicos obtidos por meio dos motores de busca, tais como o Google, são otimizados exponencialmente.

O número de conteúdos que são produzidos também influencia na conquista de novos visitantes. Marcas que produzem 13 conteúdos mensais ou mais, conseguem obter 1,8 mais visitas em relação a quem publica menos.

E aqui há outro fator que você precisa ter sempre em mente: o planejamento.

A Rock Content realizou uma análise e verificou que a média de visitas fica em torno de 2,8 vezes a mais para as empresas que planejam e contam com um calendário editorial para publicações em relação aquelas que não planejaram nada.

Por fim, para continuar a atrair mais e mais visitas você deve se preocupar não somente em ter, mas alimentar o seu blog regularmente. Lembre-se que ele serve como uma porta de entrada para sua empresa e quando a publicação ocorre de maneira regular você consegue atrair 55% mais visitas em relação a quem não mantém essa prática.

5. Mais envolvimento e engajamento

Os consumidores modernos tendem a criar laços mais íntimos com empresas que oferecem mais coisas do que apenas falar de seus produtos e procurar vendê-los a qualquer custo. E é aqui que o marketing de conteúdo mostra sua força de atuação.

Os conteúdos relevantes permitem que a relação de confiança entre marca e usuário seja mais constante e mais próxima durante todas as etapas de vida do consumidor. O cliente precisa ter certeza de que poderá resolver seus problemas e isso, torna mais fácil e eficiente o engajamento.

E como sabemos, quanto mais envolvimento e engajamento, melhor as chances de conversão!

banner conteúdo estratégico

Conteúdo nas redes sociais

Outro ponto importante que eu preciso deixar claro para você é que conteúdo não é apenas aquilo que colocamos no site ou blog da empresa. Algumas pessoas acham que posts de redes sociais não precisam de atenção, pois não são conteúdo. Errado!

O engajamento está relacionado com vários fatores. Por exemplo, 21% dos brasileiros com internet tendem a comprar online todas as semanas, segundo avaliação da consultoria PwC. E para aproveitar todo esse público, temos que nos preocupar sobre como incentivamos essa relação.

Um exemplo disso, é um estudo feito pela BuzzSumo que mostrou que quando colocamos imagens nas publicações do Facebook há uma possibilidade de engajamento 2,3 vezes maior do que quando há apenas texto.

Isso quer dizer que se o objetivo é o engajamento, há algumas boas práticas que não podem ser deixadas de lado. E aqui, o marketing de conteúdo é a melhor ferramenta para direcioná-lo no caminho correto.

E se, por algum motivo, você acredita que o envolvimento nas redes sociais não é relevante para sua empresa, saiba que está indo exatamente para o lado oposto: 50 milhões de empresas estão usando o Facebook para gerar engajamento, autoridade e envolvimento com suas marcas. E olha que esses números foram divulgados pela Hootsuite, uma das plataformas mais respeitadas em termos análise de redes sociais!

6. Custos mais baixos

Conforme uma pesquisa da Demand Metric, investir recursos no marketing de conteúdo permite a redução de custos para a empresa. Além disso, as empresas que possuem um blog e o utilizam para entregar seu conteúdo aumentam em torno de 19 vezes suas chances de obter um ROI positivo conforme analisou o setor de estudos de CRM e relacionados da Hubspot.

Ou seja, o marketing de conteúdo se mostra como uma ferramenta realmente eficaz e de baixo custo para a geração de novas oportunidades para a empresa.

Se ainda não aplica o marketing de conteúdo, é hora de começar a pensar no dinheiro que vem sendo gasto sem que os resultados esperados sejam obtidos! Será que não está na hora de mudar de estratégia?

7. Aumento das taxas de conversão

A Aberdeen desenvolveu um estudo e comprovou que as empresas que focam nas estratégias de marketing de conteúdo conseguem aumentar suas taxas de conversão em torno de 5 vezes.

Em contrapartida, quem não produz um conteúdo relevante e não aplica nenhuma estratégia apresenta um aumento ínfimo e escasso na conversão sendo algo em torno dos 0,5%, conforme o mesmo estudo.

É algo que não pode ser deixado de lado. Um aumento de 1% nas conversões de um site podem transformar significativamente o negócio, inflando as vendas e faturamento, agora imagine se o ganho for de 5 vezes.

Marketing de conteúdo funciona [Infográfico]

No infográfico abaixo você encontra algumas das pesquisas mencionadas neste artigo, também confere as fontes desta pesquisa. Tudo para que você tenha informações confiáveis a sua disposição e possa enxergar o real potencial do marketing de conteúdo.

Veja o infográfico abaixo com os dados e fontes da pesquisa:

marketing de conteúdo funciona infográfico 2017 v1.0

E então, o que você achou desses dados? Agora não restam mais dúvidas que o marketing de conteúdo funciona, não é mesmo?

Mas, então por que a maioria das empresas fracassa na produção de conteúdo?

Aqui chegamos a um ponto muito importante: o fracasso na aplicação do marketing de conteúdo por parte de várias empresas.

Uma pesquisa realizada pelo Content Marketing Institute avaliou que a maior parte das empresas de fato aplicam o marketing de conteúdo, mas fracassam por falhas em determinados aspectos. Dentre eles, os seguintes:

Tempo insuficiente de planejamento

Nenhuma empresa precisa aplicar no marketing de conteúdo a maior parte do capital disponível. Entretanto, é essencial que haja tempo hábil de planejamento.

Muitas colocam essas técnicas em prática sem considerar:

  • as características próprias de seu negócio;
  • qual o método mais indicado para o objetivo que se pretende.

E ainda, sem avaliar o tempo que será necessário para desenvolver cada ação. Um caminho sem volta em direção ao fracasso!

Não solucionar problemas

O marketing de conteúdo apenas funciona quando você desenvolve um conteúdo que ajuda seu cliente a resolver um problema. Por isso muitas estratégias falham, ou seja, a empresa acredita que basta apenas criar algo para redes sociais e ter um blog quando, na verdade, precisa saber quais são os problemas apresentados pelo público e como ele pode ser ajudado.

A importância desse estudo preliminar se justifica pelo comportamento dos próprios consumidores. Eles buscam respostas para um problema específico e quando acham o que buscam tendem a permanecer mais próximos, mais acessíveis e mais fiéis à marca que os ajudou. É uma oportunidade de atrair e fidelizar clientes que não pode ser perdida.

O conteúdo é chato

Conteúdo irrelevante não é lido e muito menos compartilhado. Para que a estratégia de marketing de conteúdo tenha sucesso, é fundamental entregar algo que seja interessante. A boa notícia, no entanto, é que é possível você criar um conteúdo realmente significativo independente de seu setor de atuação.

Por exemplo, trabalha com climatização? Por que não criar conteúdo relacionado com a eficiência energética nas casas? É médico? Então crie conteúdo com orientações e desmistificações sobre doenças.

Enfim, qualquer área oferece uma ampla gama de possibilidades para que conteúdos que realmente interessem possam ser desenvolvidos. Basta apenas um pouco de planejamento e análise sobre aqueles que mais atendem às necessidades do público.

Consistência

De acordo com uma pesquisa feita pela eMarketer o ponto-chave é ter consistência para desenvolver e implantar o marketing de conteúdo. Tanto que cerca de 60% dos profissionais de marketing que obtém sucesso nas estratégias, criam ao menos uma peça de conteúdo por dia.

O seu cliente ou usuário precisa saber que você está constantemente atualizado e oferecendo algo sempre novo e útil. É isso que faz com que ele esteja mais interessado em acompanhar suas publicações, redes sociais e até abrir seus e-mails. Com isso, estará mais propenso também a adquirir o produto ou serviço que você oferece.

Claro que não são apenas esses fatores que fazem com que as empresas fracassem em suas estratégias. Porém, por meio deles é possível compreender que a falta de planejamento e de análise são os principais aspectos que contribuem negativamente para o sucesso das ações e medidas que estão sendo implantadas.

Conclusão

Bom, agora ficou claro não apenas o marketing de conteúdo funciona, mas também que os números obtidos são muito significativos para serem desconsiderados.

O ponto-chave é começar a entender e planejar os próximos passos. Comece avaliando quais são os canais ideais para seu negócio, que tipo de conteúdo é o mais interessante para seu público, como ele será ofertado, entre outros detalhes.

O que você não pode fazer é começar a publicar qualquer coisa achando que apenas por estar na internet está fazendo marketing de conteúdo. Esse é um problema que pode ser evitado, bastando apenas que se tenha cuidado, atenção e um bom nível de conhecimento.

E por falar em conhecimento, aproveite e se inscreva em nosso curso gratuito Conteúdo Estratégico. Aprenda neste treinamento gratuito como duplicar suas vendas com o marketing de conteúdo. Comece hoje mesmo!

banner conteúdo estratégico

Junte-se a mais de 560 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

RedatorOnline.net

RedatorOnline.net

Dicas, técnicas e sacadas sobre marketing de conteúdo e inbound marketing.

Website: https://redatoronline.net

1 Comentário

  1. Pingback: B2C: Tudo que você precisa saber sobre modelo business-to-consumer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *