Marketing de conteúdo

O que é Marketing de Conteúdo?

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
O que é Marketing de Conteúdo?

marketing de conteudoNo artigo anterior, falei sobre Inbound e Outbound Marketing (se ainda não viu, clique aqui), e a razão para isso é que a maioria das pessoas confunde o marketing de conteúdo com o Inbound marketing. Se você leu o artigo anterior, provavelmente, já notou algumas diferenças gritantes entre eles e hoje vou falar especificamente desta estratégia dos últimos tempos.

Ao contrário do que muitos pensam, o marketing de conteúdo não é tão novo assim. Apesar de não haver uma data especifica para o seu inicio, sabe-se que ele vem sendo usado há muitos anos. Dúvida? Bom, isso vai depender do que você acredita ser o marketing de conteúdo.

Inbound marketing X Marketing de conteúdo

Em primeiro lugar precisamos desmitificar que o marketing de conteúdo e o inbound marketing são a mesma coisa, pois não são. Ambos, são grandes estratégias dentro do marketing empresarial, contudo, o marketing de conteúdo, ou content marketing em inglês, é uma ferramenta do próprio Inbound marketing.

O objetivo de ambas as estratégias pode até se confundir em certo ponto, mas as suas definições são completamente distintas. Podemos chamá-los de irmãos chegados, mas jamais devemos cometer o erro de considerarmos iguais.

Não vou me ater muito aos objetivos, pois este é um assunto para um outro artigo. Agora, o que você precisa saber é que inbound e conteúdo são estratégias de marketing totalmente diferentes, ambas muito úteis, e baratas de certo modo, para lucrar com seu negócio.

Mas, o que é marketing de conteúdo afinal?

o que e marketing de conteudoPodemos dizer que o marketing de conteúdo é toda forma de divulgação/ promoção que utiliza conteúdo qualificado para atrair seu potencial cliente. Esta informação pode atingir diversos formatos, entre eles: texto, vídeo, imagem, áudio, etc.

É o ato de gerar qualquer tipo de conteúdo com a finalidade de efetuar vendas. Apesar de seus diferentes estágios, é preciso reconhecer que o objetivo final do marketing de conteúdo é a venda, mesmo que isso demande um certo tempo.

Outra característica marcante do marketing de conteúdo, que também auxilia muito a entendê-lo, está na necessidade de criar um relacionamento com seus potenciais clientes, chamados neste cenário de persona ou audiência.

Considerações finais

Que o marketing de conteúdo é indispensável para a sua empresa, ninguém dúvida. Mas, você já parou para pensar por que as empresas resolveram investir nesta estratégia?

Segundo o Content Marketing Institute, as organizações mundiais estão investindo cerca de 70% de suas despesas em marketing, diretamente em estratégias de marketing de conteúdo. Elas fazem isso porque os clientes não estão mais buscando contratar serviços, ou comprar produtos, desejam emoções, histórias, novas experiências, e assim por diante.

E o melhor de tudo é que não existe maneira melhor para criar tudo o que você viu acima, do que o marketing de conteúdo. Com ele seus esforços podem ser muito menores, investimentos baixos e, acima de tudo, algo recorrente e que pode se tornar viral a qualquer momento.

Agora baixe o nosso Guia de Implantação do marketing de conteúdo e crie uma estratégia vencedora!

guia de implantação marketing de conteúdo

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Replies to “O que é Marketing de Conteúdo?”

Marketing de Conteúdo: Conceitos Básicos para Começar

[…] podemos observar, o Marketing de Conteúdo (Inbound Marketing) aparece com o objetivo de direcionar e otimizar a criação e a distribuição […]

José Gullo

A divulgação de conteúdo sempre foi feita pelos profissionais de marketing. Antes essa divulgação não era muito interativa. Hoje com as possibilidades digitais a divulgação de conteúdo é feita de forma mais interativa.

RedatorOnline.net

Obrigado pelo comentário José! 😀