Marketing de conteúdo

Quanto você deve investir em artigos para blog?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
Quanto você deve investir em artigos para blog?

Ok, você decidiu finalmente começar a sua estratégia de marketing de conteúdo. Percebeu que criar um blog, é a maneira mais fácil e barata para trabalhar com a geração de conteúdo na internet. Mas, quanto você deve investir em artigos para blog?

Esta é uma dúvida frequente para quem não possui a expertise em escrever bons artigos para blog. Também para quem sabe que os textos não podem ser escritos de qualquer jeito, para além do conteúdo, você deve tomar o máximo cuidado possível com a escrita.

Ainda precisa conhecer os princípios de escaneabilidade, regras de ortografia e gramática, otimizações de SEO e assim por diante.

Nesse cenário, terceirizar o marketing de conteúdo de sua empresa é a melhor saída. Aí, surgem várias opções: sites de freelancers, redatores, produtoras de conteúdo, agências de marketing digital, etc.

Cada uma dessas opções apresenta vantagens e preços diferentes. E agora, como decidir quanto você deve investir em artigos para blog? Como equilibrar esta balança para não perder dinheiro e, ao mesmo tempo, não dispensar o marketing de conteúdo completamente de sua empresa?

Veja abaixo três dicas para ajudá-lo a resolver este problema da melhor forma possível e tomar uma boa decisão.

1. Preço x Valor: Você sabe a diferença?

Primeiro você deve ter em mente a diferença entre preço e valor.

Preço é o custo financeiro que investimos para obter determinado produto ou serviço. É uma oferta e pode ser medida claramente de forma quantitativa.

Valor, no entanto, é uma métrica qualitativa, ou seja, leva em consideração aspectos intangíveis para determinar o real valor de determinado bem para sua empresa.

Por exemplo, mesmo que um artigo custe apenas alguns reais para você, será mesmo que o conteúdo é de qualidade e há expertise por parte do redator ou empresa para escrever este texto?

Na maioria das vezes, o barato sai caro! Não adianta você adquirir artigos para blog a preço de banana e na revisão ter o trabalho de reescrevê-los, sejam por inconsistências no conteúdo, informações equivocadas, ou mesmo erros de ortografia e gramática.

Lembre-se que este artigo será a porta de entrada para o seu blog. Muitos visitantes virão do Google, desde que o trabalho de SEO seja feito da forma correta, e passarão a conhecer a sua empresa. Então, é melhor você causar uma boa impressão logo de início, não é mesmo?

Imagine qual seria a impressão, quando o leitor de seu blog se deparar com um artigo cheio de erros, ou um texto incompleto, que simplesmente não traz conteúdo de valor? Provavelmente, ele nunca mais retornaria ao seu site e, muito menos, se tornaria o seu cliente.

2. O ROI também é importante!

Outro fator que você deve levar em conta na hora de definir o orçamento de marketing de conteúdo para sua empresa, é o retorno sobre o investimento (ROI).

Quanto um artigo para blog poderia render para sua empresa?

Logicamente, para responder esta pergunta você deve considerar o seu objetivo com o texto, prazo para conclusão desta meta e garantir que o conteúdo é de qualidade e apto para concretizar o seu desejo.

Porém, tenha em mente que um bom artigo para blog é capaz de aumentar as suas vendas, impulsionar as inscrições em sua lista de emails e gerar mais autoridade para sua empresa.

Assim como o valor do conteúdo, o ROI também tem alguns aspectos que não podem ser mensurados de forma numérica. Por exemplo, enquanto as vendas podem ser medidas de forma mais fácil, o aumento da autoridade de sua marca não será tão palpável assim, mas com igual peso e importância para o sucesso do negócio.

Por isso, leve em conta as novas visitas que o artigo trouxe para o seu blog, as oportunidades geradas por cada texto, as conversões (compras ou inscrições em sua lista) e, se for o caso, o ticket médio da compra do conteúdo publicado em seu blog.

Você pode usar a nossa Calculadora de ROI para fazer esta conta. Clique aqui para baixá-la e acesse a guia Artigo para blog no arquivo, preencha as informações para calcular o retorno da sua produção de conteúdo, ou um artigo em específico.

Mas lembre-se, pode demorar um pouco até aparecerem os primeiros resultados. Em SEO, por exemplo, você vai precisar de uns dias para ser indexado pelo Google e ganhar autoridade com o seu texto. Além disso, não economize em testes até encontrar o conteúdo perfeito e o orçamento mais indicado para sua necessidade.

banner calculadora de roi

3. Não compre gato por lebre!

Por fim, mas não menos importante, você precisa compreender exatamente no que está investindo. A verdade é que a produção de conteúdo se tornou muito comum, e muitas pessoas se posicionam como “autoridade” no assunto.

Isso é bom, pois você tem muitas opções, como já falamos anteriormente. Contudo, a parte ruim é que a maioria dos “experts” diz conhecer aspectos de SEO e as melhores técnicas de marketing de conteúdo.

No entanto, a realidade é outra. A maioria dessas pessoas domina a arte de escrever, isso temos que concordar. Mas, para que você tenha bons resultados, o responsável por criar os artigos para o blog de sua empresa, deve conhecer de fato as melhores técnicas de SEO e como obter o máximo com um único texto.

Algumas pessoas investem muito dinheiro em marketing de conteúdo, mas não conseguem nenhum resultado. O maior motivo para isso é porque o artigo para blog não é produzido de forma adequada, não há otimizações reais para os mecanismos de pesquisa e sua estratégia de conteúdo morre na praia.

Mas, como evitar isso?

Pesquisa… pesquisa e pesquisa! Conheça mais da empresa ou profissional que fará os artigos para blog que você precisa.

Procure por depoimentos reais de clientes satisfeitos, analise para ver se eles compartilham algum resultado em seu blog ou redes sociais. Depois disso, decida pela contratação ou compra dos artigos para blog.

Conclusão

Deixamos as nossas melhores dicas para você decidir quanto deve investir em artigos para blog. Esperamos que estas informações tenham sido úteis para você.

Não se esqueça que o marketing de conteúdo é o carro-chefe para a prospecção digital de clientes, então, não faça de qualquer forma e não coloque pessoas despreparadas para cuidar disso.

Para finalizar, veja o nosso artigo sobre Como escolher a melhor agência de conteúdo e obtenha mais dicas para melhorar a produção de conteúdo de sua empresa. Confira!

 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *