O que é guest post, qual a importância e como fazer em seu blog?

Quem não quer ter um blog ou site reconhecido na internet hoje em dia, não é mesmo? E o guest post pode ser uma estratégia muito útil para isso. Saiba como!

o que é guest post e como fazer

Para que você alcance uma boa audiência e notoriedade na web existem diversas alternativas para se conseguir, uma delas é através da famosa prática dos guest posts.

Com ela você tem diversos benefícios e pode expandir sua audiência, dar mais visibilidade para seus conteúdos, ganhar pontos com os buscadores e muito mais.

Você já pensou em usar essa estratégia a seu favor e sabe por onde começar?

Neste artigo abordaremos o que é o guest post, sua devida importância, como fazer e ainda listamos um passo a passo para que você possa praticar o guest post com maestria!

Não perca a oportunidade de acrescentar informações que lhe ajudarão muito a alcançar patamares mais altos em seu blog e com seus posts!

O que é guest post?

Guest post, ou guest blog como também é conhecido, significa “post convidado” ou “blog convidado”. Trata-se de um artigo que você publica em um blog como convidado, a fim de ganhar maior visibilidade e alcance sobre determinado nicho e outros tipos de audiência para o seu site.

A prática dos guest postings é um modelo muito difundido em todos os níveis de blogs e sites. Essa popularidade se deve ao fato de a prática trazer benefícios para ambos os lados, tanto para quem escreve quanto para quem cede o espaço para publicações. Entre esses benefícios estão:

No entanto, apesar de ser uma técnica muito utilizada, é importante que você saiba os motivos que levam essa prática a toda essa popularidade. É exatamente isso que veremos a seguir.

Por que é importante investir em guest posts?

Investir em guest posts é uma prática importante pois te trará autoridade, engajamento, frequência de postagens de qualidade em seu blog e com certeza é uma excelente forma de alcançar um novo público, que seja ligado com seu conteúdo.

É uma prática muito vantajosa para quem escreve posts em outros blogs por abrir caminhos que o levam a uma tendência de crescimento. Pensando nisso, quanto mais posts publicados você tiver em outros blogs maior será o público que você conseguirá atingir.

Para quem convida autores a escreverem em seu blog, uma grande vantagem é ter a renovação de seu público-alvo por você ter publicado em seu blog conteúdos diferentes e formas distintas de escrita.

Isso fará com que você ganhe uma audiência que se interesse por esse tipo de conteúdo, pessoas que antes não conheciam ou não tinham contato com seus produtos e serviços.

Guest post é uma técnica que traz benefícios tanto para o autor convidado quanto para quem oferece espaço em seu blog. Confira algumas dessas vantagens:

banner conteúdo estratégico

Alcance de um público maior e uma nova audiência

Um dos benefícios de escrever para um blog como convidado é justamente alcançar uma nova audiência, maior e composta por quem ainda não conhecia seu trabalho.

Tenha em mente que escrever para outros blogs será sempre uma forma de receber views. Você será visto em outras plataformas e isso aumentará sua visibilidade dentro de uma nova audiência.

Alcançar uma nova audiência, além de muitas vezes necessário, é algo que com certeza vai aumentar o engajamento com seu público, que verão seus serviços na medida que a qualidade de seus posts também aumentam.

Por sua vez, os sites que recebem os posts também utilizarão da audiência dos autores convidados, o que com certeza impactará positivamente no crescimento de seu blog.

Com o engajamento dessa nova audiência, você conseguirá difundir ainda mais seus conteúdos e serviços, porém para isso é essencial que seus posts tenham muita qualidade.

Maior relevância e reconhecimento no mercado

Escrever artigos de valor e com muita qualidade, certamente trará notoriedade e reconhecimento. Ser reconhecido por seu conteúdo é uma necessidade para que você consiga uma maior relevância em seu nicho.

Com a publicação de bons artigos você, sem dúvidas, ganhará uma posição de influenciador na área, terá maior autoridade para falar sobre o assunto e isso pode render a possibilidade de novos contratos de vendas.

É também uma ótima maneira de educar o mercado, revelando aquilo que a empresa pensa e acredita, bem como seu posicionamento para a audiência.

Melhor posicionamento nos motores de busca

Os guest posts também podem ajudar indiretamente no ranqueamento de seu site nos buscadores. E isso acontecerá basicamente de duas maneiras: por ganhar backlinks de qualidade de outros domínios e também por ter mais conteúdos indexados.

Imagine que você produza conteúdos para blogs de autoridade em seu nicho de mercado, que já possuem um bom número de visitas e tráfego orgânico. Seus textos, ao serem publicados nesses blogs, serão indexados muito mais rápido e terão maiores chances de aparecerem nas primeiras páginas do Google.

Logo, você se beneficiará muito mais do potencial do tráfego orgânico e seus conteúdos serão vistos por mais pessoas. Já para o dono blog será muito proveitoso também, afinal ele terá mais conteúdos de qualidade e mais tráfego orgânico no site.

Por outro lado, nesses mesmos guest posts, você pode adicionar links de seu blog ou site. Assim, parte da autoridade dos domínios nos quais publicou conteúdos será compartilhada com o seu site. Tal compartilhamento fará com que a relevância do seu blog seja maior perante os buscadores, melhorando seu ranqueamento com o passar do tempo.

Da mesma forma, criar guest posts é uma maneira muito mais efetiva e natural de conseguir links. Ao invés de comprar esses links, você os conquistará de forma adequada e justa, evitando sofrer qualquer penalização dos mecanismos de pesquisa.

Maior tráfego para seu site/blog

Ter em seu blog um artigo de valor publicado por um bom produtor de conteúdo, naturalmente fará com que ocorra um maior tráfego para seu blog ou site.

As visitas podem vir por meio do compartilhamento do conteúdo publicado nas redes sociais do autor que postou em seu site, o que trará um novo público para seu site.

Com o guest post, você mantém seu blog sempre atualizado com bons conteúdos vindos de outros blogueiros. Manter a constância nas postagens é algo importante e que nem sempre é tarefa fácil, principalmente para quem está começando.

Já para o autor convidado, ele também pode levar as pessoas até o seu site através de links no próprio guest post, como já mencionado antes. Ou ainda pode receber visitas diretas de pessoas que gostaram do seu texto e buscaram pelo site dele para saber mais.

Tipos de guest posts

banner conteúdo estratégico

Para entender um pouco mais sobre os tipos de guest posts, abaixo você compreenderá quais são. Isso te ajudará a conhecer suas possibilidades na hora de escrever ou convidar um autor para seu blog.

Existem basicamente dois tipos de guest posting que você pode usar, seja escrevendo para outros sites ou recebendo estes posts em seu domínio. São eles:

Guest post gratuito

Guest post gratuito é, de forma mais clara, aquele post que você faz com blogs ou sites parceiros sem precisar pagar algo para ter seu artigo publicado.

Como já mencionamos nos motivos para você investir em guest posts, ter uma boa relação com blogs parceiros é uma maneira muito eficiente de você alavancar seus posts. Não ter que pagar por isso torna o guest post ainda mais interessante.

Existem muitos sites que aceitam publicações gratuitas. O Portal Administradores, por exemplo, é uma das diversas opções. Ele é do nicho de gestão e empreendedorismo e pode ser usado por quem está desenvolvendo algo nesse mercado, ou precisa alcançar esse público.

Atente-se bem ao escrever para um blog ou ao convidar um parceiro para escrever em seu blog de forma gratuita. Um artigo bem feito é essencial para que a prática do guest post tenha sucesso e traga resultados para ambos os lados.

Guest post pago

A prática do guest post pago é basicamente pagar para seu post aparecer, tanto através de ferramentas para encontrar parceiros quanto pagando diretamente para o site onde seu post será publicado.

Pagar para fazer seus guest posts pode impulsionar ainda mais a sua visibilidade, pois você terá a certeza de que seus posts estarão em sites de maior influência e exposição.

Isso garante também que você consiga bons backlinks, aumentando ainda mais seu ranqueamento se feito, é claro, de forma adequada e agradável ao leitor.

Além disso, ao usar formas pagas de publicação e ferramentas profissionais, você consegue escalar essa estratégia. Ao contrário da forma gratuita, que a prospecção é feita um a um e leva tempo, portais pagos geralmente aceleram esse processo e em alguns casos permitem a publicação em diversos sites ao mesmo tempo.

Plataformas para guest posts

Existem muitos sites que oferecem um serviço com planos pagos, como o site Guest Posts. Nele você pode convidar as pessoas para publicarem em seu site ou se candidatar para receber postagens em seu blog. A plataforma dispõe de um plano mais básico de forma gratuita e um plano pago, que disponibiliza a ferramenta de forma ilimitada.

Outro site que faz esse trabalho de divulgação de seus posts é o Dino, que oferece planos pagos para que você consiga que seu texto seja divulgado em diversos portais online. Alguns desses sites, inclusive, são de renome como Terra, Exame, Uol e muitos outros.

Mas como fazer guest posts na prática? A seguir veremos um guia para aplicarmos a prática do guest posts de forma simples e fácil!

Passo a passo para conseguir melhores resultados com o guest post

banner conteúdo estratégico

É importante que você saiba quais são os passos para fazer o guest post da melhor forma possível, para que você consiga de fato os benefícios que essa prática pode trazer.

Pensando nisso, elencamos um passo a passo para que você siga de forma orientada um caminho adequado para começar a praticar o guest posting dentro desse universo do marketing de conteúdo.

Se você deseja conseguir ótimos resultados, não deixe de acompanhar as dicas logo a seguir!

Defina o seu objetivo em primeiro lugar

Como vimos no decorrer desse texto o guest post pode ser usado para dois objetivos principais: conseguir textos para seu site ou publicar em outros blogs como autor convidado. Cada um desses objetivos têm vantagens específicas, como também já vimos.

Portanto, o primeiro passo de sua estratégia de guest post é definir o seu objetivo. Qual é o motivo que o leva a iniciar com essa prática? E, principalmente, quais são os resultados que você pretende alcançar com ela?

Após definir isso fica mais fácil compreender como você deve buscar por sites ou autores parceiros para colocar sua estratégia em prática. Da mesma forma, também será mais tranquilo perceber se está obtendo os resultados que precisa ou não.

Esteja aberto a essa possibilidade

Obviamente, você só poderá aderir aos guest posts uma vez que dê a oportunidade a algum autor ou mesmo que consiga essa chance através do contato com outros blogs ou parceiros.

Você pode buscar sites para troca de postagens, participar de grupos de guest posts nas mídias sociais como Facebook, Instagram, WhatsApp, Telegram e entre outros.

Abrir essa possibilidade em seu site também é importante e muito simples. Basta inserir um link ou página informando que aceita posts de convidados, como nesse exemplo. A partir daí novos autores vão procurar o seu site e se candidatar para postarem nele.

Se você é um autor que deseja publicar em outros sites, a dica é buscar por portais e blogs que possuam essa oportunidade. Pesquise por “seja um autor” no Google, por exemplo, para ver diversos sites que aceitam posts de convidados. O exemplo que citei anteriormente foi encontrado exatamente dessa maneira.

Defina regras de publicação

Definir as regras é importante para o dono do site e para quem escreve.

Se você é dono do site, é essencial que você tenha muito bem definido quais serão as regras da publicação: quem pode escrever, o que pode ou não pode dentro do blog, qual será o público, dentre outras normas que você precisa definir e fiscalizar.

Assim, mesmo com outras pessoas publicando em seu site, você conseguirá manter a identidade de seu blog intacta. Outro motivo para criar essas regras é porque com elas a qualidade dos conteúdos será mantida.

Também é importante ter regras para que o tema de seu blog seja respeitado.

Por exemplo: Se você tem um blog que fala sobre esportes, não cairá muito bem ter um artigo sobre moda feminina postado em seu blog. Sair do seu nicho é um erro que pode causar prejuízos à notoriedade de seu blog. Além de confundir a sua audiência e ir contra ao que está tentando vender, é claro.

Já o autor, precisa se atentar a essas regras e segui-las a risca para que seu texto seja publicado corretamente.

Tenha um guia de estilo

Para que você possa ter um bom padrão de publicações em seu blog é imprescindível que você tenha definido de forma estruturada um guia de estilo.

O guia de estilo nada mais é do que um documento que determinará como será cada aspecto da postagem.

Seguir os padrões de um guia de estilo vai fazer com que o leitor tenha uma boa experiência ao ler seus artigos. É extremamente importante para o bem de seu blog que a boa experiência do usuário seja atendida da melhor forma possível.

O guia de estilo pode ser muito abrangente, dentre alguns pontos abordados podem estar: a formatação, os parágrafos, a forma de se utilizar intertítulos, a utilização dos hiperlinks e até mesmo a definição de sequência das listas e a linguagem a ser utilizada nos artigos.

Veja o Guia de Estilo do Redator OnLine, por exemplo, para ter uma ideia de como é esse documento.

As regras foram definidas para atenderem as necessidades de nosso blog. No seu caso, você precisa definir um guia de estilo personalizado para seu site, que leve em conta seus objetivos e particularidades da sua marca.

Utilize corretamente os links

A utilização dos links nos guest posts é uma ferramenta muito importante por:

  • Direcionar seu público para outros artigos dentro de seu blog ou do parceiro;
  • Indicar produtos ou serviços que podem ser úteis para seus leitores;
  • Ganhar links de outros domínios, melhorando o seu ranqueamento nos mecanismos de pesquisa.

No entanto é muito importante que você escolha muito bem os links que utilizará, tão bem como não forçar a barra com links excessivos poluindo seu artigo. Isso faz com que seu texto perca credibilidade e assim, audiência.

É extremamente necessário que o link esteja de acordo com o que está sendo tratado no texto, trazendo relevância para o leitor, e não apenas para ocupar espaço em seu artigo.

Utilizar links excessivos e de forma puramente pretensiosa em seus posts não só faz com que seus leitores percebam essa prática, como também que você perca visibilidade e ranqueamento de suas páginas

Não poluir demais seu artigo com links e utilizá-los corretamente é a chave para que você ganhe um posicionamento melhor nos mecanismos de busca.

Os links precisam ser dispostos de forma natural, com o texto âncora de acordo com sua estratégia de SEO e também com o link de destino. Não utilize sempre o mesmo texto âncora para não parecer SPAM e correr o risco de alguma penalização.

Selecione guest posts

Um ponto muito pertinente é escolher muito bem os autores que vão escrever em seu blog. É importante que sejam autores que já escrevam sobre assuntos dentro do nicho que você deseja publicar, para que você possa obter a melhor escrita possível e contar com a qualidade em seus artigos.

Como já falamos, não adianta escolher alguém completamente fora do seu nicho. Isso fará com que a qualidade dos textos nem sempre seja a melhor.

Tendo isso em mente, busque sempre autores que são condizentes com aquilo que está dentro de seu mercado, para que você consiga sempre o máximo dos autores.

Caso você tenha interesse em postar em outros sites, é também muito importante que você saiba escolher adequadamente onde vai postar.

Por exemplo, se você vai falar sobre gastronomia, é interessante encontrar sites ou blogs que sejam deste mesmo nicho. Não seria nada legal ter seu conteúdo sobre gastronomia num blog sobre esportes, certo?

Dessa mesma forma, é necessário encontrar nichos parecidos. No caso da gastronomia, você encontrará parceiros em blogs sobre restaurantes, receitas e dicas de culinária.

Assim deve ser para quaisquer tipos de conteúdo. Sempre haverá um blog ou site para o nicho em que você deseja escrever. Pesquise!

Revise os conteúdos atentamente

Para que você tenha certeza de postar um conteúdo de qualidade é muito importante que os conteúdos sejam bem revisados antes de postar.

Na revisão do conteúdo, é importante que sejam alinhadas algumas boas práticas, como a adequação à pauta. É imprescindível também que o post esteja de acordo com os pontos informados no guia de estilo, que vimos anteriormente.

A correta ortografia, as técnicas de SEO, a inserção das palavras-chave e a inclusão de links, também são cuidados essenciais para um bom post.

Esse cuidado com a revisão deve ser feito tanto pelo autor como pelo dono do site que receberá as postagens. Você pode, inclusive, contratar profissionais especializados para fazerem essa revisão por você, chamados de editores.

Publique no blog

Finalmente, após seguir todos esses passos de forma precisa, basta que você finalize a edição do artigo e escolha o melhor momento para publicá-lo.

Ao publicar, é importante revisar novamente, inserindo links internos do blog onde será postado e adicionar boas imagens para ilustrar seu conteúdo.

Após a publicação, é interessante que você compartilhe em outras mídias como o Facebook e LinkedIn, a fim de atrair o maior número de pessoas para seu blog.

Ao publicar, não se esqueça de avisar o autor, no caso de ser um post convidado em seu site, para que ele também possa divulgar esse conteúdo. Isso ajudará muito com o aumento da visibilidade de seu site, como vimos nos tópicos anteriores.

Conclusão

Como vimos neste artigo, o guest post é uma prática muito importante para grandes blogs ou sites. Mas é, principalmente, uma ótima forma para quem está começando e ainda não possui muito alcance com seus artigos.

Vimos ainda que para fazer a prática de guest post de forma assertiva, é necessário que você se atente a alguns pontos importantes como: escolher qual será o tipo de guest post, definir bem seus objetivos, seguir um guia de estilo, utilizar links e backlinks com moderação e entre outros.

Tendo tudo isso em vista, você certamente logrará êxito em sua prática de guest posting e logo terá bons resultados em seus artigos e blog. Portanto, atente-se ao conteúdo acima para que você possa compreender de forma clara como utilizar essa prática a seu favor.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a compreender sobre o que é guest post, sua importância e efetivamente te ajude com a evolução de seu blog e seus artigos.

Quer aprender tudo sobre como produzir conteúdos estratégicos? Não perca tempo e se inscreva em nosso curso totalmente gratuito Conteúdo Estratégico. Consiga ótimos resultados com o marketing de conteúdo através dessas aulas.

banner conteúdo estratégico

Junte-se a mais de 600 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

Diego Cesare

Diego Cesare

Diego Cesare é estudante de comércio exterior, apaixonado por música e cultura, desenvolve artigos para a internet como forma de ampliar e divulgar seu modo de pensar. Pensa que toda forma de conhecimento deve ser compartilhada.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *