Marketing de conteúdo

Calendário editorial: O que é, importância e como montar?

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
Calendário editorial: O que é, importância e como montar?

Um calendário editorial é uma agenda de publicações de conteúdos. Ele pode ser usado para organizar a publicação de artigos em seu blog, criação de ebooks ou outros materiais ricos, posts em redes sociais e assim por diante.

O objetivo deste documento é centralizar toda a estratégia de conteúdo. Através dessa planilha ou agenda sua equipe de marketing tem conhecimento do que deve ser feito e quando deve ser publicado.

Esse controle ajuda a prevenir atrasos, antecipar seus conteúdos, manter sua estratégia documentada e muito mais.

O que é calendário editorial?

Como dito anteriormente um calendário editorial reúne todas as publicações de conteúdos de sua empresa. Este documento pode ser uma planilha no Excel ou na nuvem, como no Google Drive. Além disso, você também pode usar de aplicações como o Google Agenda ou plugins específicos para esta finalidade.

Inclusive, existem programas na nuvem para documentar toda a sua estratégia de conteúdo. Essas soluções são mais práticas e ainda oferecem outros recursos para controlar o marketing de conteúdo de sua empresa.

O calendário editorial também registra outras informações relacionadas ao conteúdo que pretende publicar. Para além de ser uma agenda de publicações, também pode auxiliar a manter um histórico de conteúdos. Isso sem esquecer que você também consegue usá-lo para registrar os objetivos com cada peça de marketing.

Antes de aprendermos como montar um calendário editorial da forma correta, veja algumas ferramentas para usar em sua empresa:

Como criar um calendário editorial?

banner calendario editorial

Depois de compreender quais ferramentas você pode usar para este fim, chegou a hora de montá-lo efetivamente. Como cada uma das opções acima apresenta particularidades, não vamos fazer um tutorial de cada uma delas.

Abaixo, você encontra as informações indispensáveis para um calendário editorial de sucesso. Ou seja, quais as informações que você deve registrar neste documento e por que.

1. Frequência de publicação

Primeiro defina a frequência de publicação, ou seja, em que dia e horário pretende fazer as publicações. É muito importante manter uma consistência ao publicar conteúdos na internet. Esse padrão ajuda a melhorar o seu desempenho com o Google e também treina a sua audiência.

Decida quantas vezes pretende publicar e selecione dias e horários para isso. Não escolha uma frequência muito alta, que não consiga cumprir, mas quanto mais conteúdos publicar melhor. Também não negligencie a qualidade dos conteúdos. Afinal de contas, não adianta publicar todos os dias no blog posts que não tenham qualidade.

2. Data e horário

Agora registre em seu calendário editorial a data e horário de publicação de cada conteúdo. Esse é um dado importante para criar um histórico em seu marketing de conteúdo. Além disso, essa informação é útil para prosseguir com a divulgação do conteúdo no período adequado. Imagine divulgar um post de blog em sua página no Facebook que ainda não foi publicado? Ou, do que adianta publicar dezenas de conteúdos todas as semanas e não divulgar?

Por isso, a data e horário da publicação são importantes. Por outro lado, essa informação vai ajudá-lo a controlar todo o processo de criação de cada conteúdo. Sabendo quando deve publicar, fica fácil entender o prazo máximo para conclusão de cada peça de marketing.

3. Formato do conteúdo

Que tipo de conteúdo você pretende publicar? É um artigo no blog, post na rede social ou ebook? É importante diversificar os formatos em seu marketing de conteúdo para atingir diferentes públicos. Um calendário editorial ajuda a manter essa consistência e também um histórico do que já foi produzido.

Experimente definir uma meta de um ebook mensal, por exemplo. Registre quando esse material deve estar disponível em seu site e garanta que isso aconteça. Assim você também acostuma a sua audiência a esperar por esse material rico. O mesmo também pode ser feito com webinários ou outros formatos.

4. Canais e URL

Alguns conteúdos de sua estratégia podem ser publicados em diferentes canais, mas nem sempre isso acontece. Por esse motivo, mantenha o controle de seus ativos digitais, ou seja, as peças de conteúdo de sua empresa.

Registre em seu calendário editorial em quais canais foram publicados. Quando for possível, adicione também a URL do conteúdo. Deste modo, fica fácil acompanhar os resultados e acessá-los rapidamente.

banner calendario editorial

5. Tópico

Mesmo que sua empresa aborde um tema específico, cada mercado possui diferentes ramificações. Aqui no Blog do RedatorOnLine.net, por exemplo, falamos sobre marketing de conteúdo, vendas, empreendedorismo e por aí vai. É importante manter uma consistência de publicação em cada um desses temas e também atingir todas as personas de sua empresa.

Deste modo, coloque em seu calendário editorial a categoria, tema ou palavra-chave principal do conteúdo. Além de equilibrar sua produção de conteúdo, você evita ficar falando sempre as mesmas coisas.

6. Objetivo (CTA)

Nós sempre insistimos que todos os conteúdos devem ter um objetivo claro, certo? Visitas, leads, vendas, não importa. Todo conteúdo que você publica precisa ter uma razão, caso contrário isso é publicação grátis.

Logo, nada melhor que registrar o objetivo também em seu calendário editorial. Com isso você compreende o que deve esperar de cada artigo em seu blog ou vídeo, por exemplo. Por outro lado, também mantém um equilíbrio entre os objetivos de sua empresa com o marketing de conteúdo.

O CTA do conteúdo é que será o responsável por dizer qual o objetivo do material. Também será a métrica principal que você companhará para saber se o conteúdo está tendo resultados ou não. Por isso, não de definir chamadas para ação em todos os seus conteúdos.

7. Persona

Se você tem mais de uma persona em sua empresa é importante frisar o público-alvo de cada pela de conteúdo. Assim fica mais fácil produzir o material adequado e também gerenciar a distribuição de conteúdo entre as personas de seu negócio.

O ideal é não ter muitas personas em uma empresa, especialmente se ela for pequena e tem poucos recursos para investir na produção de conteúdo. Mas quando se tem mais de um cliente ideal, garanta que sua estratégia está focando nos diferentes públicos de modo equilibrado e eficaz.

8. Etapa da jornada de compra

Você sabe o que é jornada do comprador? Trata-se do caminho percorrido por todos os clientes antes de fazer uma compra. Ela se divide em quatro estágios principais: descoberta, reconhecimento, consideração e decisão. Uma estratégia de conteúdo deve focar nessas quatro etapas, produzindo conteúdos para cada uma delas.

O seu calendário editorial também precisa ter essa informação, para ajudar a ver a qual nível cada conteúdo se refere e a distribuição de seus conteúdos pele funil de vendas. Com essa informação você é capaz de ajudar a sua equipe a produzir os conteúdos e ainda gerenciar quais etapas precisam de mais atenção de seu time.

9. Métricas e KPI’s

Tão importante quanto definir os objetivos de conteúdos é frisar qual a métrica principal que deve ser acompanhada em cada um deles. Assim, quando for fazer a mensuração de sua estratégia, fica mais fácil entender quais conteúdos estão funcionando e quais não estão.

Portanto, defina qual o KPI a ser acompanhado em cada conteúdo e coloque essa informação no seu calendário editorial.

Vale lembrar que a métrica ou KPI escolhido precisa estar diretamente ligado com o objetivo e o CTA do conteúdo. Ou seja, um post com o objetivo de gerar mais visitas vai avaliar o tráfego, um que deseja mais leads avaliará a taxa de conversão em leads e assim por diante.

Conclusão

Viu como é fácil criar um calendário editorial e manter o controle de sua estratégia de marketing de conteúdo? Basta seguir os passos descritos neste post para montar o seu.

E lembre-se que um calendário editorial eficaz precisa conter informações relevantes de sua estratégia de conteúdo, tais como:

  • Frequência de publicação;
  • Data e hora de postagem
  • Formato do conteúdo;
  • Canais e URL;
  • Tópico;
  • Objetivo e CTA;
  • Persona;
  • Etapa da jornada de compra;
  • Métricas e KPI’s.

É claro que você não precisa ter todas essas informações, ou talvez precise de outros dados no seu calendário editorial. O importante é usar este post como base e incluir ou remover os dados que sua empresa acreditar ser o ideal. Afinal de contas, cada negócio tem suas próprias necessidades quando falamos em marketing de conteúdo.

Quer usar um modelo completo e testado por centenas de clientes? Aproveite para baixar o template que usamos aqui na agência. Basta acessar esse link e fazer o download para o seu computador e ainda assistir um vídeo ensinando como usar o nosso modelo.

banner calendario editorial

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *