Empreendedorismo

Quer empreender e não sabe por onde começar? Saiba como começar um negócio

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
Quer empreender e não sabe por onde começar? Saiba como começar um negócio

Ter o próprio negócio já deve ter passado pela sua cabeça, assim como na de milhares de brasileiros. Mas, se esse é seu objetivo, você sabe como começar um negócio corretamente?

Se você quer empreender você precisa estar empenhado e acreditar em você. Afinal, abrir um negócio não é uma tarefa simples, então acredite que você vai conseguir e trabalhe duro para isso acontecer.

Você precisa se dedicar ao seu empreendimento, ter foco e planejamento para que ele tenha chances de dar certo e crescer.

Antes de tudo, você precisa saber por onde começar, como iniciar o seu negócio e qual caminho seguir. E nisso, a gente te ajuda. Leia esse artigo até o final e fique pronto para arrasar no seu empreendimento.

Saiba como iniciar seu negócio próprio

Para abrir uma empresa existe um processo longo e burocrático. Mas não desanime, ela pode te trazer muitas conquistas e lucros. Para isso, você precisa entender como começar a empreender.

Confira algumas dicas de como iniciar seu negócio:

1. Amadureça a ideia

Se você já pensou algumas vezes em abrir seu próprio negócio, mas não chegou a pensar sério no assunto, comece por aí. Você tem a vontade, tem o produto ou serviço e quer mudar? Já é um primeiro passo.

Se você faz o que você gosta fica mais fácil trabalhar e para um negócio ir para frente precisa existir paixão pela atividade. Seu negócio não precisa ser pioneiro ou inovador, basta ser feito com gosto e ter algum diferencial.

Então, tenha visão de mercado ou tente treinar isso em você: pense no seu negócio e em como ele pode ser diferente. Pesquise, conheça os concorrentes, analise suas opções e faça testes se necessário.

Perguntas chave para você fazer a si mesmo sobre seu negócio:

  • Qual é o seu mercado?
  • Qual é seu público-alvo?
  • As pessoas precisam do seu produto ou serviço? Por quê?
  • Qual diferencial você pretende oferecer?
  • Quais são seus concorrentes e como você deve se posicionar?
  • Quais são os riscos de mercado (tecnológico, regulatório e de execução)?
  • Sua empresa será viável em curto, médio e longo prazo?
  • Sua ideia tem potencial de crescimento?
  • Ela terá valor ou durará apenas enquanto for novidade?
  • Você estará se realizando ao abrir esse negócio?

Ao responder essas perguntas, anote tudo. Este será seu plano de negócios. Que é parte fundamental da abertura de sua empresa, pois te guiará durante todas as fases da abertura.

banner conteúdo estratégico

2 – Não tenha medo de compartilhar sua ideia

Conversar com outras pessoas sobre o seu negócio é uma ótima oportunidade de ouvir novas ideias, opiniões e até dicas. Muitas vezes, conversando com pessoas que estão de fora é possível agregar outros pontos de vista, transformar e melhorar a sua ideia inicial e até mudar de projeto.

É interessante que você entre em contato com pessoas que já atuam no ramo em que você está entrando e conheça suas rotinas, seus problemas e as informações que elas podem oferecer. Assim, você pode se antecipar e não cometer os mesmos erros ou solucioná-los mais rápido quando aparecerem.

3. Não fique preso à sua ideia original

Para abrir seu negócio, você vai precisar pesquisar muito e falar com muitas pessoas. Isso pode te trazer novas opções e motivos para mudar o projeto original do seu negócio. Não tenha medo disso.

Mudar é positivo. Então, tenha flexibilidade: adapte seu projeto, reinvente se for necessário. Como já foi dito, você precisa ter visão de mercado e isso quer dizer que você precisa estar aberto a inovações e aproveitar novas oportunidades de mercado.

4. Defina seus produtos/serviços

Antes de abrir seu negócio você precisa definir muitas coisas. O que sua empresa oferece é uma delas. Você não pode ficar atirando para todos os lados e esperar que seu negócio dê certo.

Ter foco é essencial para que uma empresa tenha sucesso. Por isso, cada serviço ou produto que você vai oferecer ao abrir seu negócio deve estar definido, pois cada um deles possui seu próprio mercado e seu público-alvo.

O que você precisa saber sobre como começar um negócio?

banner conteúdo estratégico

Negócio idealizado, com todo o planejamento, produtos e serviços em ordem, é hora de partir para a burocracia. Mas como você deve dar andamento e quais os procedimentos para abrir sua empresa?

Confira o passo a passo:

Tributação e burocracia

Você deve definir o regime de tributação que se aplica a sua empresa e saber quais as etapas são necessárias. Além disso, procure saber qual o processo de abertura na sua cidade.

Existem vários procedimentos para abrir uma empresa. São eles:

  • Fazer o registro em cartório civil;
  • Elaborar o Contrato Social;
  • Registrar na Junta Comercial;
  • Tirar o CNPJ;
  • Fazer o cadastro na Previdência Social;
  • Solicitar o alvará e licença de funcionamento na prefeitura (se for o caso);

Ao finalizar o plano de negócios, já comece a separar previamente os documentos, esboçar o contrato social e verificar toda a documentação necessária. Assim você estará preparado para entregar tudo e poderá corrigir possíveis erros.

Registro da marca

O registro de marca é algo muito importante, pois é o nome da sua empresa. Por isso, faça uma pesquisa na Junta Comercial e também no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Assim, você garante que o nome não está sendo utilizado e ninguém poderá reclamar o nome de sua empresa.

Custos de abertura

Abrir uma empresa tem custos, já que você precisará emitir declarações, registrar a marca e abrir um CNPJ.

Então, antes de começar a correr atrás da documentação necessária para abrir seu negócio, programe-se financeiramente para poder pagar todas as documentações e procedimentos.

Escritório de contabilidade

Abrir uma empresa envolve diversos processos complicados e burocráticos. Você pode ser muito bom no que sua empresa vai oferecer, mas é bom não fazer tudo sozinho. Isso pode afetar sua produtividade e, consequentemente, seu negócio.

Por isso, uma dica bem importante é contratar um escritório de contabilidade para cuidar da administração e legalização da empresa. Assim você não vai ter dor de cabeça e pode focar no mais importante, entregar seus produtos ou serviços para os seus clientes.

Agora que você já sabe os principais passos a dar para abrir seu negócio que tal colocar sua ideia no papel e criar seu plano de negócios. Com um passo de cada vez você terá seu empreendimento funcionando em breve. E lembre-se: fazer o que você gosta é o segredo para dar certo.

Quer ir além e aproveitar para aprender como atrair clientes para seu novo negócio? Cadastre-se em nosso curso gratuito e aprenda a montar uma estratégia de marketing infalível para seu negócio. Faça sua inscrição gratuita agora mesmo!

banner conteúdo estratégico

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *