Os 4 maiores problemas de marketing de conteúdo e como resolvê-los?

O marketing de conteúdo é uma tendência deste século. O Marketing Content Institute, estima que várias empresas estejam direcionando até 90% de seu orçamento de marketing para alguma estratégia de marketing de conteúdo.

problemas de marketing de conteúdo

Infelizmente, nem tudo são flores. O marketing de conteúdo é rodeado por problemas e confusões que a maioria das empresas simplesmente não sabe como resolver. Neste artigo, você vai conhecer os maiores problemas com marketing de conteúdo e a maneira para sua empresa contornar esta situação.

Principais problemas do marketing de conteúdo

Em primeiro lugar, você precisa conhecer estes ditos problemas com marketing de conteúdo. Sem entender quem são eles, será difícil definir a sua estratégia para resolvê-los e, especialmente, obter o máximo do marketing de conteúdo.

Entre os maiores problemas de marketing de conteúdo para qualquer negócio, estão:

1. Não conhecer sua persona

banner definindo sua persona

Esse é o maior problema de marketing de conteúdo, as empresas não conhecem a sua persona e, por esse motivo, falham em todo o restante do processo. A parte fundamental de uma estratégia de conteúdo é conhecer, exatamente, para quem ele será direcionado e como essas pessoas vão recebê-lo.

E quando digo conhecer, é realmente identificar sua persona. Saber o seu nome, idade, sexo, gostos e desgostos e assim por diante. Inclusive, conectar-se com ela de forma a perceber os seus medos, dores e problemas a fim de solucionar isso com o seu conteúdo e, mais tarde, com o produto/ serviço de sua empresa.

Solução:

Trace um perfil com todas essas informações de sua persona, em seguida adeque toda a sua estratégia de marketing de conteúdo a esta pessoa. Algumas empresas costumam fazer isso de forma real, criando um nome fictício para esta pessoa. Isso é ótimo!

Apresente essa pessoa a toda a sua empresa, fixando o perfil e a personificação dela em locais visíveis em sua empresa, frente ao departamento de vendas e atendimento ao cliente, por exemplo.

2. Não consegue gerar conteúdo

banner modelo de calendário editorial

Você definiu uma persona e agora precisa gerar conteúdo para atendê-la. Aí esta mais um problema, como gerar conteúdo? Como agradar a sua audiência e fazê-la comprar de você?

Solução:

Contrate uma agência especializada para fazer isso por você. Esta é a maneira mais fácil de obter resultados rápidos e precisos. Afinal de contas, para que vai suar a camisa e esquentar a cabeça por aquilo que outra pessoa pode fazer, e melhor, por você?

No RedatorOnLine.net, por exemplo, você pode conseguir um pacote de textos para o seu site com consultoria a um preço ótimo e despreocupar-se com o marketing de conteúdo de sua empresa.

3. Você não tem especialistas

Engana-se quem acredita que contratar um jornalista ou redator é suficiente. O marketing de conteúdo não se refere apenas a escrever em seu blog sem erros de português, claramente isso também importa.

Contudo, os seus especialistas precisam entender de persuasão, para criar bons títulos para os seus textos. Conhecer os conceitos de SEO e as técnicas para aplicá-lo, assim você conseguirá trafego grátis para o seu site. Por fim, seus especialistas ainda precisam ser marqueteiros, conhecer este cenário, a sua persona, saber quando e como vender, etc.

Solução:

Procure por empresas ou profissionais com toda esta experiência. Como chefe de redatores no RO eu busco freneticamente por profissionais que já tenham cuidado, efetivamente, de seu próprio blog. Sabe por quê? Porque eles conhecem tudo sobre blog e os reais objetivos de nossos clientes quando chegam até o RedatorOnLine.net.

Use estes mesmos padrões em sua empresa, não se preocupe apenas com a gramática, concordância, sintaxe e demais aspectos do seu texto. Queira pessoas que entendam o Google, a sua audiência e todo o resto que viu acima.

4. Não conhecer a jornada do comprador

Este também é um problema de marketing de conteúdo muito comum. Algumas empresas até geram conteúdo para o seu blog, porém, fazem isso sem nenhuma estratégia. Assim como a gramática e ortografia por si só não bastam para um conteúdo de qualidade, o objetivo dele também deve ser claro.

Você provavelmente já sabe que o maior objetivo do marketing de conteúdo é educar o seu cliente. Depois disso, fica muito mais fácil para vender para ele. Sendo assim, você precisa entender quais são as reais dúvidas do cliente para poder ajudá-lo. Por isso, é tão importante conhecer a jornada de compra. Dependendo da etapa em que seu lead se encontra, ele pode ter dúvidas ou objeções diferentes.

Solução:

Procure conhecer a jornada de comprador de sua empresa. Juntamente com o mapeamento das personas, tente descobrir as dúvidas de seu potencial cliente em cada estágio. Por exemplo: Como ele busca pelo seu produto ou serviço no Google? Quais as palavras e frases que ele utiliza para conhecer o seu negócio pela primeira vez? Ele tem perguntas frequentes que você pode aproveitar em seu conteúdo?

Responder a essas perguntas pode ajudá-lo a entender o caminho percorrido pelo seu lead antes de fazer uma compra. Depois disso, o seu próximo passo é gerar conteúdo para atender essa demanda. Você pode fazer isso em uma planilha, por exemplo. De um lado liste os problemas/ dúvidas de seu lead e de outro os artigos para blog que poderiam responder a esse problema.

Não se esqueça também que cada conteúdo deve facilitar que o lead chegue a próxima etapa. Sendo assim, um post focado na atração do potencial cliente, deve oferecer opções para convertê-lo em um contato na sua lista. A nutrição deste lead será realizada posteriormente por email.

banner planilha kpi

Conclusão

Como você viu neste artigo, alguns problemas de marketing de conteúdo podem comprometer seriamente os seus resultados. E olha que citamos apenas quatro deles. Logo, se você não está satisfeito com sua estratégia de marketing de conteúdo, analise se não está lidando com alguns desses problemas.

Reveja também cada um desses itens de tempos em tempos. É comum que as empresas se desviem do caminho com o passar do tempo. Então, não perca a sua estratégia de vista e fique de olho nesses problemas de marketing de conteúdo.

Quer colocar o marketing de conteúdo para funcionar de verdade em seu negócio? Baixe o nosso Guia de Implantação Grátis e veja o passo a passo.

guia de implantação marketing de conteúdo

Junte-se a mais de 600 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

RedatorOnline.net

RedatorOnline.net

Dicas, técnicas e sacadas sobre marketing de conteúdo e inbound marketing.

Website: https://redatoronline.net

2 Comentários

  1. Eu realmente recomendo que voce de a importancia necessaria a reduzir problemas de atritos entre areas, um dos mais perigosos problemas que uma empresa pode enfrentar. Afinal, ninguem quer que essas diferencas se tornem o seu maior concorrente.

    • Isso mesmo!

      O marketing de conteúdo também pode ser utilizado para clientes internos. Falaremos disto em um próximo post 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *