Social Styles: Conheça o perfil do seu cliente e venda mais

Para quem é empreendedor e busca formas de encantar os seus clientes, seja através das práticas em otimização de conversão para gerar leads ou na busca pelo conteúdo mais relevante possível para seu site, é muito importante conhecer o social styles.

social style e perfil do cliente

O conhecimento do termo social style ou perfil social do cliente pode ajudar a alcançar o sucesso com seu espaço virtual, já que existem diferentes tipos de comportamento de clientes antes de efetuar uma compra.

Dessa maneira, o conceito de social style se remete a um conjunto de quatro perfis que descrevem características para cada consumidor. Com as diferentes personalidades, um site de vendas online, por exemplo, precisa se adequar ao estilo de compra de seu público e criar estratégias eficientes para vender mais.

Mas como saber o perfil correto do seu cliente e como alcançar mais leads e vendas através das ferramentas de seu site? Aqui você entenderá todos estes conceitos e sua importância para o seu negócio.

Os tipos de personalidades social styles

Os Sociais Styles foram criados nos anos 80 pelos psicólogos Roger Reid e David Merril em um estudo experimental comportamental. Nessa pesquisa eles encontraram quatro personalidades de consumidores.

Confira abaixo as características de cada perfil, veja em qual seu cliente se encaixa e use essa informação para fazer a otimização de conversão de seu site. Acompanhe!

Analítico

Este perfil possui características de controle, racionalizando todos os seus comportamentos, inclusive na hora de comprar. Antes de efetuar qualquer compra ele analisa a proposta, questiona o vendedor com perguntas e presta bastante atenção aos detalhes. A opinião dos outros para ele não é vantajosa, já que os dados e comprovações numéricas são mais atrativos.

Amável

O cliente amável é aquele que primeiramente se preocupa em criar um laço de confiança, posteriormente ele analisa as qualidades relativas ao produto. Contudo, esse perfil não se deixa levar pelas emoções e impulsividade, se mostrando cauteloso para comprar. Geralmente, costuma levar em conta a opinião dos outros e as informações sobre os produtos que já foram testados e comprovados.

Condutor

Nesse perfil, o cliente gosta de controlar e costuma tomar suas decisões rapidamente. A conquista do melhor produto em sua visão é motivo de satisfação, mostrando-se sempre empenhado em alcançar seus objetivos. A teimosia, por sua vez, é uma propriedade marcante, onde busca diversas informações relevantes antes comprar o produto.

Expressivo

O expressivo possui características relacionadas à comunicação, é considerado extrovertido, mostrando-se antenado e com necessidade de ser reconhecido. Gosta de estar no meio das pessoas e ter uma visão ampliada das situações.

Como empregar o social styles a favor de seu negócio?

Além de entender as técnicas de SEO para ajudar na criação de conteúdo digital de qualidade, você também pode usar os estudos dos perfis de seu cliente.

Para isso, separamos algumas importantes dicas para você experimentar e aumentar significativamente suas vendas e visualizações de seu blog ou site.

  • Busque sempre saber o perfil correto do cliente, sem buscar transformá-lo em outra personalidade;
  • Para os analíticos, os quantitativos como dados e números são a melhor ideia para fechar o negócio;
  • Para o amável, invista em um bom relacionamento, com depoimentos de clientes e apresentação de produtos de baixo risco;
  • Já para o condutor, apresente informações mais objetivas e não force a venda;
  • O expressivo gosta de se inteirar nos assuntos, por isso invista em uma boa descrição de produto ou serviço.

Sendo assim, saber o social style de seu negócio é uma ótima definição para te ajudar a montar seu funil de vendas e vender mais. Consequentemente com um bom planejamento, seu negócio poderá decolar e alcançar o sucesso.

E você, já conhece o perfil de seu cliente? Se ainda não conhece, assista essa aula sobre como definir sua persona e conheça-o melhor. Inscreva-se gratuitamente agora mesmo!

banner definindo persona

COMO TRANSFORMAR CONTEÚDOS EM DINHEIRO NO SEU NEGÓCIO?

Redator OnLine

Redator OnLine

Dicas, técnicas e sacadas sobre marketing de conteúdo e inbound marketing.

Website: https://redatoronline.net

2 Comentários

  1. Conhecer o cliente é fundamental para os negócios, única forma das empresas aplicarem suas estratégias sem dar um tiro no escuro em relação ao público. E quanto mais completo for o perfil do público, mais fácil é de criar e aplicar estratégias.
    Parabéns pelo conteúdo rico!

    • Obrigado pelo feedback Rogério.

      Realmente conhecer o cliente é extremamente importante, como você mesmo salientou.
      Att.
      Equipe RO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *