Empreendedorismo

As 3 coisas que você precisa fazer antes de começar a trabalhar como freelancer

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine
2 min de leitura
As 3 coisas que você precisa fazer antes de começar a trabalhar como freelancer

Trabalhar como freelancer se tornou uma tendência nos últimos anos. Com o avanço da internet, milhares de pessoas têm escolhido esse modelo de trabalho. Mas, para ter sucesso, é preciso ficar atento a alguns pontos.

Antes de começar a pensar em mudar de funcionário em período integral para freelancer, há três coisas que você precisa descobrir para garantir que o trabalho como profissional autônomo é o caminho certo para você.

Esses pontos são muito importantes para que você alcance um bom resultado nessa profissão e atinja todas as suas metas.

Quer saber mais? Continue lendo este post e descubra as 3 coisas indispensáveis para quem deseja trabalhar como freelancer. Acompanhe!

1. Concentre-se nos seus reais motivos

Por que você quer se tornar um freelancer? Embora possa haver muitas razões pelas quais você acha o trabalho de freelancer atraente, qual é a GRANDE razão que o leva a mergulhar nesse universo?

  • Seria a liberdade de escolher quais projetos realmente te motivam?
  • A possibilidade de definir seu próprio horário e estar mais presente nos eventos familiares e escolares dos seus filhos?
  • Ou por causa daquele chefe chato que você tem que lidar todos os dias e não aguenta mais?

Seu “porque” precisa ser mais forte do que o seu medo de arriscar uma nova forma de ganhar dinheiro. É o que não permitirá que você desista quando as coisas ficarem difíceis (pois, tenha a certeza de que não vai ser fácil).

Quando você está lutando para encontrar clientes, quando um cliente ainda não pagou e você tem compromissos financeiros em aberto, quando parece que tudo está desmoronando, seu “porque” o impede de parar e voltar ao seu trabalho anterior. Isso forçará você a continuar até que as coisas deem certo de verdade.

Portanto, entenda o seu “porquê” antes de mergulhar e se tornar um freelancer em período integral.

2. Dê a si mesmo um prazo

Goste ou não, os seres humanos são procrastinadores naturais. E, por mais entusiasmado que você se sinta sobre o trabalho como freelancer, você não é diferente.

No momento, você está lendo o máximo possível sobre como ser freelancer. Você está fazendo anotações e descobrindo coisas. Mas, você provavelmente ainda não tomou nenhuma decisão difícil. Os planos só funcionam quando você age sobre eles. Então, dê a si mesmo um prazo.

Faça um cronograma específico para:

Descobrir seu nicho de atuação

No que você é bom? O que você faz realmente bem em seu trabalho diário?

Se dinheiro e responsabilidade não fossem considerados, que tipo de trabalho você gostaria de fazer?

Decida o seu nicho de atuação com base nesses três fatores:

    • No que você é bom? Pense em habilidades: Organização, escrita, desenho, sistemas, ensino, idiomas, traduções etc.
    • Alguém pagará por isso? Se já existem freelancers bem-sucedidos nesse nicho, então você tem sua resposta. Caso contrário, você precisa fazer uma pesquisa de mercado.
    • O que você gosta de fazer? Pode ser um hobby ou alguma atividade relacionada ao trabalho. Algo que você faria feliz o dia todo mesmo que não fosse pago por isso.

Definir suas atividades e como você vai conseguir seus clientes

Basicamente você vai definir nessa fase o que irá fazer, suas atividades e serviços que pretende prestar. As áreas mais comuns de atuação como freelancer são:

Outro ponto importante é definir como vai conseguir clientes para seus serviços. E, para isso, você pode começar se cadastrando em sites de freelancers. Entre eles: Workana, 99Freelas, GetNinjas, e muitos outros.

Você também vai precisar estudar um pouco de marketing e vendas para impulsionar seu negócio. Com essas estratégias ficará mais fácil atrair clientes e obter a renda que tanto deseja quando começar a trabalhar como freelancer.

Escolher uma data limite para dedicar 100% do seu tempo para o seu novo negócio

Sim, é necessário estabelecer um tempo limite, como já vimos neste post. No início, talvez você tenha que conciliar seu emprego atual com o trabalho freelancer. Mas, conforme o negócio for crescendo e as finanças aumentando, você vai precisar escolher.

Afinal de contas, trabalhar em dois lugares diferentes pode ser muito estressante e difícil de conciliar. Sem contar que a profissão de freelancer exige tempo, dedicação e muita força de vontade para dar certo.

Portanto, já defina em quanto tempo pretende largar o emprego formal para se dedicar 100% ao trabalho como freelancer. Em seguida, crie uma estratégia para que essa transição seja feita da melhor forma possível.

Quando não definimos esses pontos não conseguimos começar o nosso negócio como freelancer, ou não levamos o trabalho tão a sério.

3. Faça as contas do que você precisa para viver

Embora você não precise esperar até que sua renda como freelancer corresponda (ou ultrapasse) o que ganha com seu trabalho atual, você precisa definir algo importante como: Quanto dinheiro você precisa para viver confortavelmente?

Antes de tomar a decisão de largar o seu emprego atual e começar a trabalhar como freelancer tem três coisas que você precisa planejar:

  1. Fazer uma lista de todos os seus gastos mensais;
  2. Definir uma quantia que você precisa ter guardada para que seja a sua segurança financeira quando você deixar o seu trabalho atual;
  3. Calcular em quanto tempo você conseguirá ganhar como freelancer o suficiente para viver confortavelmente.

Você pode começar a trabalhar como freelancer em período integral antes mesmo de que os seus novos ganhos sejam iguais ou superiores ao seu salário atual. Porém, você precisa ter uma quantia guardada para poder suprir as necessidades da sua família enquanto o seu negócio ainda está crescendo.

Conclusão

Esses são os 3 pontos essenciais que você precisa definir se quiser realmente ter um negócio rentável como freelancer e trabalhar 100% do seu tempo de forma independente.

Ou seja, é preciso definir bem o seu escopo de trabalho, pensando em algo que realmente te motive e te apaixone para poder superar todos os desafios do processo.

É necessário também definir bem os prazos e colocar datas limites para a realização de todas as tarefas.

Finalmente, você precisa ter um fundo de emergência para não passar necessidades, nem ficar endividado enquanto o seu negócio ainda está em fase de crescimento.

Gostou dessas dicas e quer começar a trabalhar como freelancer? Participe de nosso processo seletivo. Temos vagas para redatores e designers freelancers. Trabalho 100% home-office e cuidamos da atração de clientes. Você foca apenas em fazer o seu trabalho. Cadastre-se agora mesmo!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *