Marketing digital

Sites de freelancer: conheça as melhores opções

César Ribeiro
Escrito por César Ribeiro
Sites de freelancer: conheça as melhores opções

A internet revolucionou vários hábitos do ser humano. O seu jeito de se relacionar com as pessoas, formas de entretenimento e a maneira de ganhar dinheiro. Por isso, hoje em dia, os sites de freelancer estão cada vez mais em alta.

sites de freelancer

As transformações, de maneira geral, são bem significativas e notórias. Essas mudanças estão presentes, inclusive, na forma de pensar e agir de uma pessoa.

Com o surgimento de novos cargos e profissões, atualmente é possível exercer uma função totalmente via web. Isso quebra vários paradigmas trabalhistas! Ou seja, é uma revolução.

Se você quer ser ou está à procura de um profissional autônomo, vou te apresentar alguns dos melhores sites de freelancer para isso. Continue acompanhando.

Conheça as melhores opções de sites de freelancer

banner conteúdo estratégico

Cada dia mais sobe o número de pessoas que optaram por trabalhar em casa ou que está a procura de formas para aumentar sua renda mensal trabalhando pela internet. Ao se tornar um freelancer, uma pessoa oferece ao mercado a sua expertise em certa área.

Atualmente, a maior procura de freelancer é na área de desenvolvimento, produção de conteúdo, programadores, design e outros. Existem várias plataformas de contratação de profissionais e para que uma pessoa se cadastre para conseguir Jobs.

Abaixo veja as melhores opções de sites de freelancer:

1. Workana

Este é um site que oferece serviços para profissionais em diversas áreas. As mais procuradas são:

O diferencial do Workana é que ele disponibiliza um aplicativo, o Workana Time Report, onde o profissional registra a tarefa realizada e a empresa acompanha e visualiza o tempo que o freelancer se dedicou a esse job.

2. 99 Freelas

O 99 Freelas é um Marketplace 100% nacional e que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Quando iniciou suas atividades, o site oferecia Jobs somente para profissionais da área de programação. No entanto, com a enorme procura, a plataforma hoje tem oportunidades para freelancers de diversas áreas. As mais procuradas são:

  • Redação;
  • Marketing;
  • Design;
  • Vendas.

O pagamento é garantido, assim que o cliente aprovar o projeto, a plataforma deposita o valor em sua conta. Os profissionais podem avaliar seus clientes e vice e versa.

Há um plano pago, o Premium, que é R$ 9,90 mensal, onde o freelancer tem a chance de receber propostas exclusivas e ter acessos a projetos voltados somente para quem é assinante.

3. Freelancer

O Freelancer é o maior Marketplace para freelancer que busca fazer dinheiro pela internet. Atende a mais de 200 países, fornecendo Jobs para quem precisa e profissionais para as empresas que desejam aumentar sua produção.

A maior procura nesta plataforma é para os profissionais de:

4. Busca Freela

Essa é uma rede social voltada para busca de serviço na área de design. Por meio de pesquisas segmentadas, os profissionais cadastram seus projetos. A partir daí, uma empresa que necessita de um serviço pode escolher o freelancer que mais lhe agradar.

A maioria dos profissionais cadastrados no Busca Freela é do Brasil. Porém, há aqueles que são da Argentina e da Holanda.

5. Getninjas

Uma startup nacional, a Getninjas tem o objetivo de conectar profissionais de diversas áreas, ofertando serviços. Essa é uma plataforma paga, uma vez que não é cobrado comissões dos profissionais, como é feito em outros sistemas. O cadastro é simples e bem rápido.

O profissional cria o seu perfil, montando um currículo online e, ao receber um contato, envia o seu orçamento. É possível baixar um aplicativo do site, disponível somente para Android, onde o freelancer recebe notificações sobre os Jobs.

6. Prolancer

Uma grande plataforma para freelancer é o Prolancer. São mais de 37 mil empresas cadastradas e mais de 230 mil profissionais que estão em busca de Jobs. Sua interface é intuitiva, ou seja, o site é de fácil utilização.

O cadastro no site é grátis. Porém, para se tornar um cliente Premium, é preciso pagar uma taxa mensal de R$ 10,90. Dessa maneira, é possível receber propostas exclusivas.

O pagamento é feito pela própria plataforma, assim que o projeto for aprovado. Ao finalizar um Job, a empresa tem a opção de avaliar o profissional. Os freelancers mais procurados são:

  • Programadores web;
  • Designers;
  • Especialistas em WordPress;
  • Desenvolvedores de aplicativos mobile;
  • Especialistas em ecommerce;
  • Serviços empresariais;
  • Marketing;
  • Especialistas em SEO.

Qual dos sites para freelancer é o ideal?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta. Mas você pode analisar uma plataforma por sua existência. Ou seja, se ela já funciona há bastante tempo, isso quer dizer que o serviço prestado realmente funciona. Essa regra vale tanto para profissionais como para empresas que estão em busca de freelancer.

Se uma proposta não te agradar, é só partir para outra. Mas, se o job te agradar, agarre essa oportunidade!

Case de sucesso

Eu, César Ribeiro, comecei a minha carreira na internet como freelancer. Realizei diversos trabalhos como autônomo, escrevendo conteúdo para outras empresas por meio do Workana. Cheguei ao nível mais alto da plataforma, devido ao meu comprometimento com a entrega dos Jobs.

Depois de um tempo, fundei minha empresa, o Redator OnLine, que é focada em produção de conteúdo. Atualmente, presto consultoria para pequenas e médias empresas que têm o interesse em iniciar com a produção de conteúdo para o seu negócio.

Como você viu, é totalmente possível iniciar uma carreira trabalhando via internet ou encontrar os profissionais de que precisa para sua empresa em sites de freelancer. Porém, é preciso analisar bem o perfil de cada profissional, assim como das propostas enviadas pelas empresas contratantes.

Outro ponto importante é a paciência. Afinal, não será do dia para noite que você terá um êxito profissional ou conseguirá ter uma renda alta. Aliás, seus ganhos serão de acordo com sua produção. Se produzir mais, vai ter um bom lucro. Tudo vai depender de você.

Organização, comprometimento, pontualidade e persistência são algumas características que o freelancer deve ter. O caminho a ser trilhado não é fácil, mas também não é impossível de alcançar seus objetivos.

Gostou de saber quais os melhores sites de freelancer? Então, compartilhe essa informação para os seus amigos nas redes sociais!

banner conteúdo estratégico

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *