Como construir um marketing de conteúdo imbatível em 2017?

O marketing de conteúdo vem crescendo ano após ano. Seja você iniciante ou alguém que produz conteúdo por um bom tempo, tenha em mente que terá ainda mais concorrência. Como em todos os anos, 2017 promete ter ainda mais conteúdo publicado pelas empresas.

marketing de conteudo imbativel

Neste contexto, só terão sucesso as empresas que se dedicarem a gerar conteúdo de qualidade. Um dos pré-requisitos para isso, por sua vez, é investir tempo e dinheiro em um plano de marketing de conteúdo.

Neste artigo, você verá algumas dicas para colocar o seu plano de marketing em funcionamento. Da mesma forma, vai perceber como criar uma estratégia imbatível para o próximo ano.

Então, se deseja melhorar os seus resultados na geração de conteúdo, continue lendo este artigo até o final.

Princípios do marketing de conteúdo

Lembre-se que o marketing de conteúdo é produzir conhecimento com estratégia. Também dizemos que ele é a soma de conteúdo + contexto. Por esse motivo, cabe a real importância de traçar um plano de marketing e segui-lo em sua estratégia de conteúdo.

O primeiro ponto é conhecer os pilares do marketing do conteúdo. São fundamentos que regem a geração de conteúdo e determinam o sucesso, ou fracasso de seus esforços. Veja abaixo quatro princípios fundamentais do marketing de conteúdo e tome nota.

1. Objetivo

Quando se é iniciante no marketing de conteúdo fica difícil definir um objetivo. Porém, essa é a primeira coisa que você deve fazer, antes mesmo de produzir conteúdo para o seu blog.

Alguns empreendedores começam a gerar conteúdo apenas porque isso parece ser o certo a fazer. Contudo, no início de seu negócio é bem provável que faça as escolhas erradas para sua estratégia. Logo, o recomendado é criar um plano de marketing de conteúdo antes de iniciar qualquer ação.

Coloque no papel o que você deseja atingir com a produção de conteúdo. Você quer atrair tráfego orgânico? Pretende aumentar a autoridade de sua empresa? Deseja criar uma lista de contatos para o seu negócio?

Apesar de todos serem objetivos válidos, é importante você ter mente que cada um deles exigem esforços diferentes. De acordo com o objetivo que você escolheu, será possível definir as melhores ações para o seu caso. Também neste momento é possível otimizar a sua estratégia de marketing de conteúdo como um todo.

2. Persona

banner definindo sua persona

De nada adianta você ter um objetivo claro se atrair as pessoas erradas com o seu conteúdo. É preciso dedicar algum tempo também para conhecer o público ideal para o seu negócio. Quem você deseja atingir? Qual o sexo e idade mais comum? Onde moram? Qual a profissão?

Quanto mais perguntas forem respondidas nesta etapa, mais fácil se torna conhecer a sua persona. Além disso, ao conhecer o público-alvo da empresa, os conteúdos serão produzidos de modo a atrair e reter essas pessoas.

Definir a persona é uma etapa importante para os novatos em marketing de conteúdo. Por outro lado, mesmo as empresas mais experientes devem rever o seu público-alvo de tempos em tempos.

Embora mudanças drásticas no perfil da persona sejam incomuns, novos compradores podem surgir a qualquer momento. Deste modo, você precisa garantir que está usando a linguagem, formato e tópico de conteúdo adequados para o seu público.

3. Formato

Por falar em formato, ele também é um princípio fundamental em sua estratégia de marketing de conteúdo. O formato é a forma como você vai distribuir os seus conteúdos na internet. Artigos para blog, imagens, infográficos e ebooks são alguns exemplos de formatos de conteúdo.

Para entender qual deles é melhor para o seu negócio, você precisa voltar aos dois princípios anteriores. Isso porque dependendo de seu objetivo e público-alvo, o formato de conteúdo pode variar um pouco.

Por exemplo, os ebooks são mais indicados para gerar lista, enquanto os artigos para blog são ótimos para SEO. Da mesma forma, a persona de seu negócio pode ter preferência por um desses formatos em relação ao outro. Logo, você deve unir o formato mais indicado para o seu objetivo e as preferências de sua persona.

No início de sua estratégia gere conteúdos em diferentes formatos, em seguida, acompanhe para ver qual o seu público gosta. Com o passar do tempo, fica fácil entender quais os formatos que funcionam para você. Neste período, você deve focar nos formatos de conteúdo que mais trazem resultado.

4. Gestão do conteúdo

A gestão é extremamente importante para montar um plano de marketing de conteúdo imbatível. Ela diz respeito a todo o planejamento de seu conteúdo, acompanhamento de resultados, pesquisa e outros fatores.

Em linhas gerais, uma boa gestão de conteúdo mostra a você tudo o que acontece em sua estratégia. Por esse motivo, ela é um dos princípios indispensáveis de seu planejamento de marketing de conteúdo.

Comece por documentar toda a sua estratégia e as ações que foram tomadas. Esse simples passo vai ajudar a entender o que funciona e o que não dá resultado. Assim, fica mais fácil decidir quais ações devem ser continuadas ou expandidas, e quais devem ser abandonadas.

Depois disto analise os seus conteúdos e veja se não é possível expandir o seu alcance. Às vezes, um artigo para blog como esse pode ser facilmente transformado em um ebook. Além de você conseguir alterar o objetivo e formato do conteúdo, também atinge um maior número de pessoas.

Como melhorar a produção de conteúdo?

Depois de conhecer os princípios do marketing de conteúdo e traçar o seu plano, é hora de colocar a mão na massa. Agora você tem de gerar conteúdo com consistência para o seu negócio, seja em seu blog ou nas mídias sociais. Mas como ter ideias de conteúdo para publicar?

Basicamente você pode recorrer a duas técnicas: pesquisa e brainstorming. Na primeira você pode usar de ferramentas de palavras-chave, benchmarking e sua própria experiência para produzir conteúdo. Já na segunda, reúna as pessoas que trabalham com você ou até mesmo os seus clientes. Durante a “chuva de ideias” deixe as sugestões surgirem e não descarte nada.

Você vai perceber como essas técnicas vão contribuir para manter o seu blog atualizado e relevante para a sua persona. Baixe o nosso Guia de Implantação e monte sua estratégia agora!

guia de implantação marketing de conteúdo

Junte-se a mais de 600 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

RedatorOnline.net

RedatorOnline.net

Dicas, técnicas e sacadas sobre marketing de conteúdo e inbound marketing.

Website: https://redatoronline.net

2 Comentários

  1. Muito bom seu conteudo, acabei de adotar em nosso processo de atendimento aos clientes da agencia. Depois conto como foi o resultado. Abraco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *