Outbound Marketing e Inbound Marketing: Qual a Diferença?

Sim, o mundo mudou e com o marketing não poderia se diferente. Outbound Marketing e Inbound Marketing são dois períodos importantes na era dos negócios. E se você quer ter resultados com marketing em sua empresa, precisa entendê-los melhor.

Eu gosto muito de assistir a Série Americana The Profit, ou O Sócio em Português. Para você que não sabe, neste programa, Marcus Lemonis ajuda a restaurar negócios a beira da falência. Para isso ele investe dinheiro na compra de parte do negócio e aplica conhecimentos para melhorar processo, pessoas e produto.

outbound marketing e inbound marketing

Mas, o que isso tem a ver com inbound e outbound marketing?

Bom, uma das coisas muito comuns nos episódios da série são empresas ultrapassadas. Proprietários teimosos e ranzinzas se recusam a mudar e quase fecham as portas por conta disto.

No marketing digital algo parecido acontece. Algumas pessoas se recusam a ver que o modo de fazer negócios e atrair clientes mudou. Ainda tentam empurrar o seu produto ou serviço goela abaixo para o cliente. O resultado? São empresas fadadas ao fracasso e acredite isso vai acontecer cedo ou tarde.

Por esse motivo, neste artigo vamos falar sobre estes dois períodos, qual a diferença entre eles e como você pode se sobressair em meio a concorrência fazendo a escolha certa. Vamos lá!

O que é outbound marketing?

Também conhecido como marketing tradicional ou de saída, refere-se a maneira mais antiga e antiquada de atrair clientes. Nesta relação, o intuito é fazer o potencial cliente comprar o produto ou serviço já no primeiro contato.

Outro termo muito comum para se referir ao outbound é marketing de interrupção. Na verdade, é exatamente disso que se trata. Ao usar esta estratégia você interrompe o usuário para mostrar sua oferta e fazê-lo comprar.

As mídias mais comuns de outbound marketing são: TV, jornais, revistas, mala direta, patrocínios e cartazes. Porém, ele ainda está presente na era digital através de emails em massa, popups, anúncios em redes sociais, banners, etc.

Mas por que as pessoas ainda o utilizam se ele é ultrapassado?

Vantagens do outbound marketing

O outbound marketing não é feito apenas de desvantagens e coisas ruins. Na verdade por muito tempo essa estratégia funcionou. O principal motivo para isso é que ela sempre utilizou canais de propagação em massa.

Através de um anúncio no horário nobre da Globo, por exemplo, você consegue atingir milhões de pessoas ao mesmo tempo. Sendo assim, as probabilidades de encontrar um interessado em seu produto aumentam.

Da mesma forma, como vimos antes, algumas técnicas do velho marketing migraram para o marketing digital. Os banners, por exemplo, seguem a mesma linha de raciocínio do comercial de TV. O objetivo é que o maior número de pessoas enxergue o seu anúncio e assim as chances de vender aumentam.

Desvantagens do velho marketing

Por outro lado, adotar o outbound marketing em sua empresa pode ser uma atitude de esperança. Além de estes veículos serem muitos mais caros, assim que termina a verba de publicidade você desaparece. Isso mesmo, acabou o dinheiro e ninguém mais vai saber de você, pelo menos, não tanto quanto antes.

Além disso, essa estratégia funciona melhor com um planejamento de branding. Em outras palavras, você quer que seu cliente lembre-se de você a todo instante. Quando ele finalmente vê o seu produto ou serviço, então concretiza a compra.

Mas, como marketing para pequenas empresas, será que isso funciona? A menos que você tenha milhares de reais escondidos embaixo do colchão, provavelmente não vai ter resultado. Além disso, será necessário um plano de logística semelhante ao da Coca-Cola, para colocar o seu produto nos lugares mais longínquos do mundo. Você pode fazer isso?

E ainda você precisa combater a cegueira dos banners, já ouviu falar? Um estudo da Infolinks de 2013 revelou que 86% dos usuários simplesmente não prestam atenção em banners. Já outra pesquisa apresentou que 54% não confiam em anúncios e 33% não toleram esta prática. Isso sem mencionar os bloqueadores de anúncios nos navegadores, o Netflix que permite o usuário assistir sem interrupção, entre outros.

Sendo assim, como você pode fazer marketing nos dias de hoje?

O que é Inbound Marketing?

Felizmente, uma evolução acontece geralmente para o bem. É justamente o caso do inbound marketing. Nele a interrupção, o correr atrás do cliente a as altas verbas de marketing foram deixadas de lado. O objetivo agora é atrair o usuário para sua empresa de forma natural.

Talvez, por esse motivo, o inbound também é conhecido como marketing de entrada. A ideia principal é gerar conteúdo de qualidade, no momento certo e para as pessoas certas. Assim, atraí-las para dentro de sua empresa, converter em lead, fechar vendas e fidelizá-las.

Com o tempo isso se traduz em um funil de vendas para sua empresa. Nele você tem pessoas em diferentes estágios do processo de compra e consegue convertê-los em clientes mais facilmente.

No entanto, as vantagens do inbound marketing não param por aí, veja mais benefícios a seguir.

Vantagens do inbound marketing

O primeiro ponto é o baixo custo para produzir seus conteúdos. Deste modo, empresas de diferentes tamanhos e poder aquisitivo podem competir pela atenção do usuário igualmente. O que importa não é o seu orçamento de marketing aqui, mas sim a qualidade de seu conteúdo.

O retorno sobre o investimento da estratégia inbound, também costuma ser superior ao outbound. Como o budget é menor e a estratégia mais qualificada, você costuma ter um retorno positivo em relação a outras estratégias de marketing.

Além disso, como o conteúdo é o combustível do inbound sua empresa não desaparece, mesmo que decida parar de investir. Tomemos como exemplo o RedatorOnLine.net. Mesmo que parássemos de publicar conteúdos hoje, tudo o que geramos até aqui continua a atrair novos clientes.

Para finalizar, uma pesquisa da Hubspot (2016) revelou que 62% dos consumidores preferem consultar um buscador sobre dúvidas de compras. Em outras palavras, mais da metade das pessoas evita conversar com vendedores e recorre à internet para tirar dúvidas. Mais pontos para uma estratégia de inbound marketing bem-sucedida.

Desvantagens do novo marketing

Infelizmente nem tudo são flores. Assim como o Inbound marketing facilitou a vida das pequenas empresas, ele também trouxe alguns problemas.

Como a qualidade do conteúdo e consistência é o que mais importa, você nunca está 100% seguro de sua estratégia. De uma hora para outra você pode ser surpreendido por um concorrente ultrapassando seu site nos resultados orgânicos.

Da mesma forma, todos possuem as mesmas chances de atrair clientes e vender mais nesta metodologia. Assim, a concorrência direta é muito mais evidente. E por falar em concorrência, você ainda precisa lidar com a corrida pela atenção de seus potenciais clientes. São tantas empresas e pessoas gerando conteúdo, que chamar a atenção do usuário é um grande desafio.

Mas como usar o inbound marketing em sua empresa e se destacar?

Conclusão: Como fazer a diferença?

Como toda transformação o inbound marketing balançou o mercado como nunca antes. Apenas as empresas devidamente preparadas vão conseguir chegar mais longe neste novo marketing.

Para se sobressair em meio a concorrência você tem que fazer o trabalho do jeito certo. Comece por conhecer a sua persona. Descubra quem são as pessoas que você deseja atingir e trabalhe em prol delas. Em seguida, produza conteúdo de qualidade e de acordo com os interesses de seu público-alvo. Por fim, jamais deixe de mensurar os resultados e rever a sua estratégia.

Não seja teimoso como as empresas de O Sócio. Aproveite a mudança para se destacar e crescer. Baixe o nosso Guia de Implantação grátis agora e crie uma estratégia vencedora.

guia de implantação marketing de conteúdo

Junte-se a mais de 440 alunos e descubra como atrair mais clientes com o marketing de conteúdo!

César Ribeiro

César Ribeiro é o CEO do RedatorOnLine.net e consultor de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Atua com marketing digital e marketing de conteúdo há mais 8 anos. Autor, empreendedor e apaixonado pela internet.

Website: https://redatoronline.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *