Marketing digital

Criar ebooks: Tudo o que você precisa saber antes de começar

Redator OnLine
Escrito por Redator OnLine em 25 de março de 2020
2 min de leitura
Criar ebooks: Tudo o que você precisa saber antes de começar
Junte-se a mais de 8.500 pessoas

Entre para minha Lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Independente de qual seja o seu objetivo, se você escolheu aderir ao marketing de conteúdo como uma estratégia para chegar ao sucesso com o seu negócio você passará pela criação de materiais ricos. Entre tantas opções, uma que é muito comum e interessante é criar ebooks.

O ebook é um tipo de conteúdo que pode se ajustar a qualquer tipo de estratégia de marketing. Dessa forma, ele pode se ajustar aos mais diversos objetivos e momentos da jornada do cliente, pois serve como uma peça coringa para o seu negócio.

Depois de definir qual o tema do seu ebook, você ainda terá um longo caminho antes de vender ou oferecê-lo gratuitamente para seus clientes.

Sendo assim, criar ebooks pode ser a chave para você criar autoridade, gerar leads e até educar o seu mercado. Mas para isso, deve ser criado com planejamento e cautela. Desta forma, preparei este artigo para te ajudar a entender tudo o que você precisa saber para alcançar seus objetivos.

O que você precisa saber antes de criar um ebook?

banner criação de ebook

Independentemente de qual seja a sua estratégia, criar um ebook só trará o resultado que você espera caso ele seja bem executado, assim, ele depende de inúmeros fatores que, às vezes, passam despercebidos.

Por isso, antes de abrir o seu Google Docs ou Word, por exemplo, e esperar que aconteça um milagre e você crie o melhor ebook que aborde sobre a sua ideia, recomendo que você siga alguns passos para que esse processo de criação seja mais simples e você obtenha um resultado melhor com o seu conteúdo, seja para vender o seu ebook ou distribuí-lo gratuitamente.

Então, vamos começar?

Você precisa de planejamento

Depois de definido e o seu tema e seu público, você precisa se preparar para começar a escrever. Entretanto, para isso é preciso ter tudo documentado, de modo que o autor saiba como alinhar o conteúdo às expectativas do seu material.

Para ajudar no seu planejamento, listei as etapas principais para você criar ebooks. Esse planejamento te dará uma direção até que você crie a sua própria metodologia de criação, são eles:

  • Crie um calendário com todas as etapas de produção até o lançamento;
  • Pesquise as principais dúvidas sobre o tema que pretende abordar usando ferramentas como o Google Keyword Tool e a Ubersuggest;
  • Monte um briefing com todas as informações e instruções: como tópicos a serem abordados, linha a seguir para o design e entre outras.

O planejamento é importante, pois irá te ajudar a criar o seu material. Uma boa opção é realizar uma pesquisa de mercado para conhecer o seu público e definir o que você irá colocar no seu ebook.

Procure se diferenciar

Atualmente, é possível encontrar inúmeras pessoas divulgando ebooks na internet, assim você precisa evitar ser mais um nesse meio.

Uma forma de se diferenciar é criar um material sobre um nicho que seja sua especialidade, por exemplo. Outra opção para se diferenciar é usar a sua experiência e sua história, ou qualquer outra informação que faça você se destacar entre a maioria.

É essencial que você crie um material de qualidade que ajude e mostre soluções para o seu público-alvo. Use essas opções para que o seu conteúdo se diferencie dos demais.

O que as pessoas ganham

Ao criar um ebook, você deve deixar um pouco de lado os seus ganhos e focar em um conteúdo que seja útil para o seu público. Dessa forma, você precisa se preocupar em gerar valor para as pessoas.

O seu ebook precisa conter um conteúdo que seja relevante ao ponto de fazer a sua persona comprar ou baixar o seu ebook. Com isso a sua persona se sentirá mais à vontade e segura para fornecer informações de contato em troca do seu material ou até mesmo comprá-lo. Sendo assim, os temas escolhidos precisam gerar o valor que o seu público espera.

Defina um orçamento

Você precisa estar preparado para os investimentos que serão realizados durante a criação do seu ebook. Sendo assim, para criar um conteúdo estratégico e rico você precisa investir em sua qualidade.

Esse investimento pode acontecer em diversas etapas do processo, como criação e divulgação. Além disso, não estou falando apenas do seu investimento financeiro, mas também o tempo dedicado para a criação do ebook.

Por isso, é preciso planejar cada um dos gastos isoladamente. Alguns dos custos que devem ser considerados na hora de definir o orçamento do seu ebook são:

Além disso, você pode usar referências anteriores de algo que você já fez ou usou e também pode realizar cotações. Outra questão que vale destaque é que é indispensável que você trabalhe com uma margem de segurança para gastos eventuais, sendo uma boa margem a de 10% a 20% do valor total do seu orçamento.

Definir esse orçamento é importante para garantir que os recursos destinados ao seu ebook sejam bem investidos. Dessa forma, você evita desperdícios em ações que não trarão retorno. Além disso, definir o orçamento é uma segurança para as perspectivas do futuro.

Estabelecer o seu orçamento é uma maneira de comparar o plano que você traçou com a realidade, assim você determina se esse orçamento está dentro do que você previu no começo desse projeto.

banner criação de ebook

O ebook não se vende sozinho

Depois do seu ebook criado, é hora de planejar como será a divulgação do seu conteúdo, seja por meio de mídia conquistada, canais próprios ou formas patrocinadas.

Independentemente de qual a forma, o mais importante é você entender que é necessário planejar a maneira como o seu material será divulgado.

Atualmente, você encontra diversas formas para divulgar o seu ebook. Algumas que você pode usar são:

  • Blogposts;
  • CTA’s em publicações;
  • Banners e pop ups;
  • Postagens orgânicas em mídias sociais;
  • Anúncios em redes sociais;
  • Email marketing;
  • Guestposts;

O mais importante é que você precisa planejar essas ações e criar uma estratégia para essa divulgação.

Saber como divulgar o seu ebook é essencial, no entanto, você também precisará de uma boa landing page para qualificar e conquistar os dados dos clientes interessados no seu ebook. Portanto, dedique-se na construção dela também.

Criar o ebook é apenas o começo

Depois do seu ebook pronto é hora de pensar na pós-produção, ou seja, nesta etapa você precisa definir o preço do seu ebook caso ele seja vendido. Outro ponto importante durante essa fase é pensar em páginas de captura de dados, que normalmente são as landing pages.

Você precisa escolher uma plataforma para distribuir ou vender o seu ebook e selecionar a forma de pagamento. É importante que você escolha uma plataforma consolidada para cuidar do seu dinheiro, fora isso, ela também precisa ter todas as ferramentas de infraestrutura, para que você não se preocupe com as vendas.

Assim, o ebook pronto é só o começo do seu trabalho. Ao criar o ebook para gerar leads você deve se preocupar com a jornada do seu lead após baixar o material, pois ele por si só não irá gerar vendas.

Nesse sentido, verifique se não será necessário criar uma sequência de mensagens para enviar depois que a pessoa fizer o download, ou quem sabe até uma chamada de follow-up de seu departamento de venda para entender se a pessoa está pronta para comprar seu produto.

Sendo assim, você deve monitorar o seu ebook e as pessoas que o baixaram, pois não basta apenas realizar todos esses processos e depois deixar o seu ebook de lado. Ao acompanhar os seus resultados você tem a oportunidade de sempre melhorar a produção e divulgação dos seus conteúdos.

O ebook terá o tamanho que precisa ter

O tamanho ideal do seu ebook é aquele que fique de acordo com o seu conteúdo, deixando-o relevante e completo para o seu cliente. Mais do que se preocupar com o tamanho do seu ebook é estar atento a criar um conteúdo que seja interessante e atrativo para o seu público.

Sendo assim, o ebook não pode ser nem muito curto, nem longo demais, pois ele precisa estar de acordo com o seu tema e com o resultado que você espera ao ofertar este material.

Logo, analise o que deseja abordar no material, os tópicos necessários e as dúvidas comuns das pessoas. Só depois decida pelo tamanho do material. Como vimos, há muita concorrência no mercado e dificilmente você irá se destacar se criar um ebook muito pequeno ou na média das outras pessoas. Vá além!

Defina a oferta

Dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo, a oferta é diferente do preço. O preço é quanto a pessoa paga pelo seu ebook, que inclusive pode não ser um pagamento financeiro. Por outro lado, a oferta é a forma como você divulga o seu material de forma que ela proporcione mais valor ao seu ebook.

A oferta pode ser tanto para vender como para distribuir gratuitamente. O principal ponto é que ela precisa despertar a necessidade de baixar o material no seu público-alvo, quebrando as objeções e despertando interesse pelo seu conteúdo.

Por isso, ao criar ebooks você precisa definir uma boa oferta para que você alcance os melhores resultados. Para começar a criar a sua oferta irresistível é preciso conhecer os desejos, dores e necessidades do seu público, para assim oferecer uma solução com o seu ebook. Você pode usar seus diferenciais para que a sua oferta se torne algo ainda mais irresistível.

Gatilhos mentais também podem ser usados como um elemento da sua oferta. Entretanto, eles devem ser utilizados com cautela. Desta forma, dedique-se a construir uma boa oferta para seu ebook.

Conclusão

Como você viu neste post, criar ebooks é só o começo de uma estratégia de sucesso para usar em seu negócio. Como você está começando, você precisa seguir cada uma dessas etapas para chegar aos seus objetivos.

Criar ebooks tanto para vender como para distribuir gratuitamente para a sua audiência é uma ótima maneira de usar o marketing de conteúdo para o seu negócio. Mas deve ser feito com planejamento e muito cuidado, como você pode ver neste post.

Aqui no RO temos mais de 10 anos de experiência com o marketing digital e já ajudamos centenas de pessoas a criarem seu ebook de forma profissional, atrativa e estratégica. Com base em toda essa experiência é que reunimos essas dicas para você. Além disso, oferecemos suporte desde o planejamento do ebook até a venda para os clientes que contratam esse serviço com a gente.

Então, se você ainda tem dúvidas sobre como criar seu ebook de forma profissional e estratégica, fale com nosso consultor e faça um orçamento agora mesmo.

banner criação de ebook

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *